Estou aqui

O projeto “Papagaio da Caatinga” coordenado pelo biólogo Yuri Marinho Valença é desenvolvido desde junho de 2010 em parceria com o Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga (Cemafauna Caatinga) pertencente a Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF). No Centro, foram reabilitados os primeiros 36 animais soltos que passaram por todo o processo de reabilitação.
Como parceiros ainda o Santuário dos Três Reinos (STR), no qual estão sendo reabilitados outros animais oriundos do Centro de Triagem de Animais Silvestres do IBAMA de PE (CETAS/IBAMA-PE) e agora, desde maio de 2014, os animais recepcionados pela Agência Estadual de Meio Ambiente de Pernambuco (CPRH), atual responsável pela recepção de animais apreendidos no estado de Pernambuco.
Atividades do Projeto
Nestes cinco anos de projeto foram reabilitados, soltos e monitorados 132 animais na área de soltura de Exu que foram divididos desta forma: 36 em janeiro de 2013, 58 em julho de 2013 e 38 em julho de 2014. Desde então, estes animais são monitorados, diariamente, conforme a quantidade que volta para se alimentar no recinto de ambientalção.
Projeções Futuras
Como função de vida o projeto empenha-se em conservar a espécie A. aestiva na caatinga e com a divulgação em todo país do sucesso em solturas outras entidades de outros locais e estados tem procurado a ajuda do projeto para dar a destinação correta a esses animais que a cada dia são mais explorados dentro do tráfico de animais silvestres.
Com isso, a estatística de animais ainda para serem reabilitados, soltos e monitorados são 130 espécimes no CEMAFAUNA, 100 no CPRH. Sendo que a cada dia esse quantitativo muda devido as recepções e apreensões dos órgãos ambientais nas regiões onde estes órgãos estão alocados.

Nossa atuação
O Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga, sediado em Petrolina-PE, atua em todo o semiárido nordestino do Brasil, abrangendo uma área de 982.563,3 km². Além de contemplar os diversos municípios impactados pelo Projeto de Integração do São Francisco (PISF) nos estados de Pernambuco, Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte, o Centro desempenha um papel fundamental na reabilitação de animais silvestres. Essas ações de conservação ex situ são realizadas em sua unidade do CETAS, onde animais provenientes das atividades de supressão do PISF e das operações de combate ao tráfico de fauna, conduzidas por órgãos municipais, estaduais e federais, são acolhidos e cuidados.
São 12 anos de monitoramento. Este é um monitoramento de fauna, de longa duração, realizado na Caatinga Sensu Stricto por nossos analistas ambientais e pesquisadores.

Conheça nossos produtos, publicações exclusivas sobre a Caatinga e obtenha maiores informações acessando a nossa loja virtual!
Campus Ciências Agrárias, BR 407, Km 12, lote 543, Projeto de Irrigação Nilo Coelho - S/N C1 CEP. 56.300-000, Petrolina - Pernambuco - Brasil - www.cemafauna.univasf.edu.br
Fundação Universidade Federal do Vale do São Franscisco