Papagaio%20da%20Caatinga


Versão para impressão Diminuir tamanho das letras Voltar Página inicial Aumentar tamanho das letras

Você está em: Pesquisa > Ecologia e conservação > Papagaio da Caatinga Seta que indica a localidade Estou aqui

O projeto “Papagaio da Caatinga” coordenado pelo biólogo Yuri Marinho Valença é desenvolvido desde junho de 2010 em parceria com o Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga (Cemafauna Caatinga) pertencente a Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF). No Centro, foram reabilitados os primeiros 36 animais soltos que passaram por todo o processo de reabilitação.

Como parceiros ainda o Santuário dos Três Reinos (STR), no qual estão sendo reabilitados outros animais oriundos do Centro de Triagem de Animais Silvestres do IBAMA de PE (CETAS/IBAMA-PE) e agora, desde maio de 2014, os animais recepcionados pela Agência Estadual de Meio Ambiente de Pernambuco (CPRH), atual responsável pela recepção de animais apreendidos no estado de Pernambuco.

 

Atividades do Projeto

Nestes cinco anos de projeto foram reabilitados, soltos e monitorados 132 animais na área de soltura de Exu que foram divididos desta forma: 36 em janeiro de 2013, 58 em julho de 2013 e 38 em julho de 2014. Desde então, estes animais são monitorados, diariamente, conforme a quantidade que volta para se alimentar no recinto de ambientalção.

 

Projeções Futuras

Como função de vida o projeto empenha-se em conservar a espécie A. aestiva na caatinga e com a divulgação em todo país do sucesso em solturas outras entidades de outros locais e estados tem procurado a ajuda do projeto para dar a destinação correta a esses animais que a cada dia são mais explorados dentro do tráfico de animais silvestres.

Com isso, a estatística de animais ainda para serem reabilitados, soltos e monitorados são 130 espécimes no CEMAFAUNA, 100 no CPRH. Sendo que a cada dia esse quantitativo muda devido as recepções e apreensões dos órgãos ambientais nas regiões onde estes órgãos estão alocados.

Versão para impressão Diminuir tamanho das letras Voltar Página inicial Aumentar tamanho das letras
1 2

Conheça nossos resultados!

São 10 anos de monitoramento. O monitoramento de fauna de longa duração consecutivo realizado na Caatinga Sensu Stricto.

Já conhece a nossa loja?

Conheça nossos produtos e obtenha maiores informações, acessando a nossa loja virtual!

Serviços

mais serviços

CEMAFAUNA CAATINGA

Campus Ciências Agrárias, BR 407, Km 12, lote 543, Projeto de Irrigação Nilo Coelho - S/N C1 CEP. 56.300-000, Petrolina - Pernambuco - Brasil - www.cemafauna.univasf.edu.br

cemafauna@univasf.edu.br

 

UNIVASF

Fundação Universidade Federal do Vale do São Franscisco