Cole%E7%E3o%20Cient%EDfica%20de%20Mastozoologia%20e%20Ornitologia


Versão para impressão Diminuir tamanho das letras Voltar Página inicial Aumentar tamanho das letras

Você está em: Museu > Coleção Científica de Mastozoologia e Ornitologia    

Coleção Científica de Mastozoologia

A coleção de mamíferos compreende mais de 980 espécimes. Consiste em peles, esqueletos e crânios, espécimes montados e animais preservados em fluido. Os espécimes estão alojados nas áreas de armazenamento de laboratórios de pesquisa, e na instalação de armazenamento do laboratório de Taxidermia, fora do local, no prédio Biota.

Esta coleção ainda está crescendo, com exemplares sendo adicionados a cada ano, em particular devido às atividades dos pesquisadores do Museu. Essa coleção tem finalidade principalmente científica, educacional e museográfica. Os mamíferos montados e esqueletos são exibidos ao público em exposições.

Ao nível científico, as coleções são utilizadas nomeadamente em sistemática, biogeografia, ecologia, arqueologia, paleontologia, morfologia funcional e anatomia comparada. As amostras de tecido e espécimes são uma fonte de DNA para estudos filogenéticos, sistemáticos, biogeográficos e genético populacionais, frequentemente aplicados à conservação de espécies. Essas coleções são disponibilizadas a pesquisadores de todo o mundo, por visita ou empréstimo, citadas em diversas publicações científicas.

Nos últimos anos, as principais atividades de conservação do acervo envolveram a informatização, incorporação de novos espécimes, recepção de visitantes, gestão de empréstimos e perícia no combate ao comércio de espécies protegidas.

Abaixo apresentamos um vídeo com maiores detalhes da coleção científica de Mastozoologia do Museu de Fauna da Caatinga:

Curadora da Coleção de Mastozoologia do Museu de Fauna

  • Prof. Dra. Patrícia Avello Nicola - Titular

Coleção Científica de Ornitologia

Os pássaros fazem parte do grupo dos dinossauros terópodes. Embora as aves tenham muitas características especiais, como bico queratinizado, penas e a capacidade de botar ovos, são suas patas dianteiras (as asas) a característica que tradicionalmente chama a atenção das pessoas. Apesar de serem bastante semelhantes morfologicamente, seus comportamentos e habitats são altamente diversificados.

A coleção de pássaros compreende cerca de 280 espécimes montados, e pequenas coleções de espécimes fluidos, ninhos e ovos. São 40 famílias e 116 espécies, merecendo destaque a ema — Rhea americana — por ser quase ameaçada de extinção — e a arara-azul-de-lear, Anodorhynchus leari — por ser ameaçada de extinção na categoria “Em Perigo”.

Uma coleção de tecidos, sangue e parasitas (algumas dezenas de amostras) está ligada à alguns dos espécimes preparados recentemente. Estes tecidos são usados ​​principalmente para fins de pesquisa pela equipe do CEMAFAUNA (pesquisadores, teses ou alunos de mestrado), mas também subsidiam para projetos de pesquisa de outras instituições nacionais ou internacionais.

As coleções de pássaros são usadas principalmente para pesquisas científicas ou exposições públicas. Os espécimes montados são usados ​​para exposições internas, mas também são emprestados a outras instituições. As coleções científicas de pássaros são usadas para estudos taxonômicos (descrição de novas espécies), estudos morfológicos (incluindo variação da plumagem) e estudos etnoecológicos (padrões de coloração, refletância da plumagem).

Amostras de tecido e espécimes são uma fonte de DNA para estudos filogenéticos / filogeográficos e de genética populacional. A coleção está crescendo regularmente com espécimes apreendidos, centros de resgate, zoológicos e expedições de campo.

Abaixo apresentamos um vídeo com maiores detalhes da coleção científica de Ornitologia do Museu de Fauna da Caatinga:

Curador da Coleção de Ornitologia do Museu de Fauna

Versão para impressão Diminuir tamanho das letras Voltar Página inicial Aumentar tamanho das letras
1 2

Conheça nossos resultados!

São 10 anos de monitoramento. O monitoramento de fauna de longa duração consecutivo realizado na Caatinga Sensu Stricto.

Já conhece a nossa loja?

Conheça nossos produtos e obtenha maiores informações, acessando a nossa loja virtual!

Serviços

mais serviços

CEMAFAUNA CAATINGA

Campus Ciências Agrárias, BR 407, Km 12, lote 543, Projeto de Irrigação Nilo Coelho - S/N C1 CEP. 56.300-000, Petrolina - Pernambuco - Brasil - www.cemafauna.univasf.edu.br

cemafauna@univasf.edu.br

 

UNIVASF

Fundação Universidade Federal do Vale do São Franscisco