19/12
2025
.jpeg)
O Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga (Cemafauna), vinculado à Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), informa à comunidade sobre o funcionamento do Museu de Fauna da Caatinga durante o final do mês de dezembro e ao longo de janeiro de 2026, em razão do recesso institucional e da realização de atividades educativas especiais.
Durante os últimos dias de dezembro, o Museu de Fauna da Caatinga terá seu funcionamento ajustado em função do recesso de fim de ano. De 24/12/25 a 04/01/26 haverá a suspensão das visitas, conforme calendário institucional. A medida visa garantir a organização interna do espaço e a preparação das equipes para as ações previstas no início do próximo ano.
No mês de janeiro de 2026, o Museu de Fauna da Caatinga seguirá com funcionamento diferenciado devido à realização da colônia de férias “Ceminha Verão 2026”, uma iniciativa do Cemafauna voltada à educação ambiental e científica de crianças, com atividades lúdicas e educativas sobre a fauna da Caatinga. Nesse período, as visitas escolares estarão temporariamente suspensas sendo retomadas a partir de 2 de fevereiro, uma vez que o espaço estará sendo utilizado prioritariamente para as atividades do Ceminha. No entanto, o museu permanecerá aberto para visitas individuais ou em pequenos grupos, com limite de até 10 pessoas por agendamento, respeitando a capacidade operacional e o bom andamento da programação.
Os agendamentos para visitas individuais durante o mês de janeiro deverão ser realizados previamente pelo link: https://calendly.com/mfc_

Nossa atuação
O Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga, sediado em Petrolina-PE, atua em todo o semiárido nordestino do Brasil, abrangendo uma área de 982.563,3 km². Além de contemplar os diversos municípios impactados pelo Projeto de Integração do São Francisco (PISF) nos estados de Pernambuco, Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte, o Centro desempenha um papel fundamental na reabilitação de animais silvestres. Essas ações de conservação ex situ são realizadas em sua unidade do CETAS, onde animais provenientes das atividades de supressão do PISF e das operações de combate ao tráfico de fauna, conduzidas por órgãos municipais, estaduais e federais, são acolhidos e cuidados.
São 12 anos de monitoramento. Este é um monitoramento de fauna, de longa duração, realizado na Caatinga Sensu Stricto por nossos analistas ambientais e pesquisadores.

Conheça nossos produtos, publicações exclusivas sobre a Caatinga e obtenha maiores informações acessando a nossa loja virtual!
Campus Ciências Agrárias, BR 407, Km 12, lote 543, Projeto de Irrigação Nilo Coelho - S/N C1 CEP. 56.300-000, Petrolina - Pernambuco - Brasil - www.cemafauna.univasf.edu.br
Fundação Universidade Federal do Vale do São Franscisco