Notícias


Versão para impressão Diminuir tamanho das letras Voltar Página inicial Aumentar tamanho das letras

13/11
2025

12ª edição do “Ceminha” prorroga inscrições para monitores e amplia oportunidade para estudantes de Petrolina e região

O Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga (Cemafauna) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) anunciou a prorrogação das inscrições para estudantes interessados em atuar como monitores na 12ª edição da colônia de férias Ceminha, edição Verão 2026. Agora, quem deseja participar do processo seletivo tem até o dia 17 de novembro para realizar a inscrição gratuita por meio do QR Code disponível no card em post no Instagram oficial (@cemafauna) ou mesmo no link também disponível na bio do perfil.

Voltado para estudantes de cursos técnicos ou de graduação, o trabalho de monitoria no Ceminha é uma experiência de formação que alia educação ambiental, ciência, criatividade e convivência com crianças em um dos projetos mais tradicionais de divulgação científica da região. A colônia, que acontecerá em janeiro de 2026, reúne atividades lúdicas e educativas voltadas à fauna, conservação e Caatinga, contando com o apoio direto dos monitores na execução das ações.

O edital (também disponível no mesmo link das inscrições) reforça que para participar é necessário estar regularmente matriculado no ensino técnico ou superior e ter disponibilidade durante o mês de janeiro. Ao final da edição, todos os monitores receberão certificado de participação emitido pelo Cemafauna e pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). As inscrições seguem abertas até 17 de novembro de 2025 e podem ser feitas apenas de forma online no link a seguir: https://www.even3.com.br/monitoresceminha-646884/. Outras informações podem ser solicitadas pelo e-mail cemafauna@univasf.edu.br.

O Ceminha é uma realização do Cemafauna/Univasf, em parceria com a Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), a Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco FACEPE, e Projeto de Integração do Rio São Francisco (PISF) executado pelo Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional (MIDR).

 
Fonte: Texto: Jaquelyne Costa - Ascom Cemafauna/Univasf
Versão para impressão Diminuir tamanho das letras Voltar Página inicial Aumentar tamanho das letras
1 2 3

Nossa atuação

O Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga, sediado em Petrolina-PE, atua em todo o semiárido nordestino do Brasil, abrangendo uma área de 982.563,3 km². Além de contemplar os diversos municípios impactados pelo Projeto de Integração do São Francisco (PISF) nos estados de Pernambuco, Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte, o Centro desempenha um papel fundamental na reabilitação de animais silvestres. Essas ações de conservação ex situ são realizadas em sua unidade do CETAS, onde animais provenientes das atividades de supressão do PISF e das operações de combate ao tráfico de fauna, conduzidas por órgãos municipais, estaduais e federais, são acolhidos e cuidados.

Conheça nossos resultados!

São 12 anos de monitoramento. Este é um monitoramento de fauna, de longa duração, realizado na Caatinga Sensu Stricto por nossos analistas ambientais e pesquisadores. 

Já visitou a nossa loja?

Conheça nossos produtos, publicações exclusivas sobre a Caatinga e obtenha maiores informações acessando a nossa loja virtual

Serviços

mais serviços

CEMAFAUNA CAATINGA

Campus Ciências Agrárias, BR 407, Km 12, lote 543, Projeto de Irrigação Nilo Coelho - S/N C1 CEP. 56.300-000, Petrolina - Pernambuco - Brasil - www.cemafauna.univasf.edu.br

cemafauna@univasf.edu.br

 

UNIVASF

Fundação Universidade Federal do Vale do São Franscisco