Notícias


Versão para impressão Diminuir tamanho das letras Voltar Página inicial Aumentar tamanho das letras

26/10
2025

Cemafauna compartilha experiências sobre conservação da fauna da Caatinga durante SNCT do IFBA Juazeiro


O Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga (Cemafauna/Univasf) marcou presença na 8ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia promovida pelo Instituto Federal da Bahia (IFBA) – Campus Juazeiro. O evento, que teve como tema central “Planeta Água: a Cultura Oceânica para Enfrentar as Mudanças Climáticas no Meu Território”, reuniu estudantes, pesquisadores e instituições de ensino e pesquisa com o objetivo de popularizar a ciência e aproximar o público dos saberes científicos de forma acessível e inspiradora.

Durante a programação, o Cemafauna foi representado pela diretora de Pesquisa e Planejamento e bióloga Karlla Rios, que ministrou a palestra “Ações do Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga”, voltada aos estudantes do IFBA. Na oportunidade, foram apresentadas as principais frentes de atuação do Centro, destacando o papel da instituição na conservação da fauna e na promoção da educação ambiental no bioma Caatinga.

Entre os pontos abordados estiveram os resultados gerais do resgate e monitoramento de fauna realizados no Projeto de Integração do Rio São Francisco (PISF); a atuação do Centro de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres (Cetras/Cemafauna) na recuperação e reintrodução de espécies nativas; e as ações de educação ambiental desenvolvidas por meio do Museu de Fauna da Caatinga, que recebe visitas escolares e comunitárias ao longo do ano.

Além disso, Karlla destacou o compromisso do Cemafauna com a formação de mão de obra local, oferecendo treinamentos e cursos na área ambiental e contribuindo para a construção de um legado científico e social, que reforça a importância da conservação da biodiversidade e o papel da ciência na transformação de realidades no Semiárido. “Foi muito gratificante poder apresentar aos estudantes como o Cemafauna atua de forma integrada, unindo pesquisa, conservação, educação ambiental e ciência aplicada. Nosso trabalho vai além da proteção da fauna, ele contribui diretamente para o desenvolvimento sustentável do território e para a valorização do bioma Caatinga. A troca com os alunos do IFBA mostrou que a nova geração está atenta e comprometida com os desafios ambientais que enfrentamos”, destacou Karlla.

Fonte: Texto: Jaquelyne Costa - Ascom Cemafauna/Univasf e Fotos: Rovani Araújo
Versão para impressão Diminuir tamanho das letras Voltar Página inicial Aumentar tamanho das letras
1 2 3

Nossa atuação

O Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga, sediado em Petrolina-PE, atua em todo o semiárido nordestino do Brasil, abrangendo uma área de 982.563,3 km². Além de contemplar os diversos municípios impactados pelo Projeto de Integração do São Francisco (PISF) nos estados de Pernambuco, Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte, o Centro desempenha um papel fundamental na reabilitação de animais silvestres. Essas ações de conservação ex situ são realizadas em sua unidade do CETAS, onde animais provenientes das atividades de supressão do PISF e das operações de combate ao tráfico de fauna, conduzidas por órgãos municipais, estaduais e federais, são acolhidos e cuidados.

Conheça nossos resultados!

São 12 anos de monitoramento. Este é um monitoramento de fauna, de longa duração, realizado na Caatinga Sensu Stricto por nossos analistas ambientais e pesquisadores. 

Já visitou a nossa loja?

Conheça nossos produtos, publicações exclusivas sobre a Caatinga e obtenha maiores informações acessando a nossa loja virtual

Serviços

mais serviços

CEMAFAUNA CAATINGA

Campus Ciências Agrárias, BR 407, Km 12, lote 543, Projeto de Irrigação Nilo Coelho - S/N C1 CEP. 56.300-000, Petrolina - Pernambuco - Brasil - www.cemafauna.univasf.edu.br

cemafauna@univasf.edu.br

 

UNIVASF

Fundação Universidade Federal do Vale do São Franscisco