14/10
2025

A Caatinga ganhou espaço e encantou o público em Morro do Chapéu (BA). Nos dias 9 e 10 de outubro de 2025, o Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga (Cemafauna), vinculado à Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) em Petrolina, Sertão Pernambucano, marcou presença em mais uma edição do evento promovido pela Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social do município baiano, por meio da Coordenação do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV).
O encontro, voltado à educação ambiental e à preservação dos ecossistemas terrestres, teve ênfase especial no bioma Caatinga, reforçando a importância desse patrimônio natural. O Cemafauna participou levando sua exposição “Cemafauna Itinerante” apresentada pelo médico veterinário e gerente do Centro de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres (CETRAS), Fábio Miranda Walker. O “Cemafauna Itinerante” encantou o público com suas exposições, réplicas e atividades educativas, aproximando crianças, adolescentes, idosos e famílias do universo científico e da biodiversidade do sertão.
A iniciativa teve como principal objetivo sensibilizar e conscientizar os grupos atendidos pelo SCFV e pelas famílias beneficiadas pelo programa Primeira Infância no SUAS (PIS), promovendo o conhecimento e o respeito ao meio ambiente. Por meio de uma abordagem lúdica e interativa, os visitantes puderam conhecer mais sobre os animais e plantas da Caatinga e compreender o papel de cada um na manutenção dos ecossistemas.
O Cemafauna já participa há alguns anos dessa ação em Morro do Chapéu, consolidando uma parceria que tem rendido momentos valiosos de aprendizado e troca de saberes. A cada nova edição, o projeto reforça seu compromisso com a educação ambiental e com a valorização da Caatinga, levando ciência, curiosidade e encantamento por onde passa.
Fonte: Texto: Jaquelyne Costa - Ascom Cemafauna/Univasf
Nossa atuação
O Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga, sediado em Petrolina-PE, atua em todo o semiárido nordestino do Brasil, abrangendo uma área de 982.563,3 km². Além de contemplar os diversos municípios impactados pelo Projeto de Integração do São Francisco (PISF) nos estados de Pernambuco, Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte, o Centro desempenha um papel fundamental na reabilitação de animais silvestres. Essas ações de conservação ex situ são realizadas em sua unidade do CETAS, onde animais provenientes das atividades de supressão do PISF e das operações de combate ao tráfico de fauna, conduzidas por órgãos municipais, estaduais e federais, são acolhidos e cuidados.
São 12 anos de monitoramento. Este é um monitoramento de fauna, de longa duração, realizado na Caatinga Sensu Stricto por nossos analistas ambientais e pesquisadores.

Conheça nossos produtos, publicações exclusivas sobre a Caatinga e obtenha maiores informações acessando a nossa loja virtual!
Campus Ciências Agrárias, BR 407, Km 12, lote 543, Projeto de Irrigação Nilo Coelho - S/N C1 CEP. 56.300-000, Petrolina - Pernambuco - Brasil - www.cemafauna.univasf.edu.br
Fundação Universidade Federal do Vale do São Franscisco