Notícias


Versão para impressão Diminuir tamanho das letras Voltar Página inicial Aumentar tamanho das letras

02/10
2025

Conservação da fauna em pauta: Cemafauna integra programação da III SEMA da Univasf em Senhor do Bonfim


O Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga (Cemafauna/Univasf) esteve presente na “III Semana de Ecologia e Meio Ambiente (SEMA)”, realizada pelo Colegiado do Curso de Ecologia no Campus da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) em Senhor do Bonfim (BA). O evento, que celebrou os 10 anos do curso, reuniu pesquisadores, estudantes e profissionais para debater temas relacionados à biodiversidade, conservação e manejo de fauna.

Representando o Cemafauna, o coordenador do Centro, professor Luiz Cezar Machado Pereira, a gerente de Planejamento e bióloga, Karlla Rios, e o gerente do Centro de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres (CETRAS), médico veterinário Fábio Miranda Walker, participaram ativamente da programação por meio da realização de oficinas e minicursos.

O professor Luiz Cezar e a bióloga Kalla Rios ministraram o minicurso “Manejo de fauna: estudo de caso – Projeto de Integração do Rio São Francisco com bacias hidrográficas do Nordeste Setentrional”, trazendo reflexões sobre os avanços e desafios do trabalho de conservação e monitoramento de espécies realizado pelo Cemafauna ao longo dos anos em função do PISF. Já o médico veterinário Fábio Walker conduziu a oficina “Serpentes de importância médica: identificação e acidentes ofídicos”, que buscou capacitar o público sobre o reconhecimento das espécies e os cuidados necessários em situações de acidentes.

Segundo o coordenador do Cemafauna, professor Luiz Cezar Pereira, a participação do Centro reforça o compromisso da instituição em compartilhar conhecimento científico e experiências práticas: “Estar presente em um evento como a SEMA é reafirmar a missão do Cemafauna de aproximar ciência, educação e conservação. Compartilhamos não apenas resultados de pesquisas, mas também metodologias de trabalho que podem inspirar novas gerações de profissionais comprometidos com a biodiversidade. Essa troca é fundamental para fortalecermos a rede de proteção da fauna brasileira e ampliarmos o olhar sobre o valor do nosso bioma Caatinga”, destacou Luiz.

Fonte: Texto: Jaquelyne Costa - Ascom Cemafauna/Univasf
Versão para impressão Diminuir tamanho das letras Voltar Página inicial Aumentar tamanho das letras
1 2 3

Nossa atuação

O Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga, sediado em Petrolina-PE, atua em todo o semiárido nordestino do Brasil, abrangendo uma área de 982.563,3 km². Além de contemplar os diversos municípios impactados pelo Projeto de Integração do São Francisco (PISF) nos estados de Pernambuco, Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte, o Centro desempenha um papel fundamental na reabilitação de animais silvestres. Essas ações de conservação ex situ são realizadas em sua unidade do CETAS, onde animais provenientes das atividades de supressão do PISF e das operações de combate ao tráfico de fauna, conduzidas por órgãos municipais, estaduais e federais, são acolhidos e cuidados.

Conheça nossos resultados!

São 12 anos de monitoramento. Este é um monitoramento de fauna, de longa duração, realizado na Caatinga Sensu Stricto por nossos analistas ambientais e pesquisadores. 

Já visitou a nossa loja?

Conheça nossos produtos, publicações exclusivas sobre a Caatinga e obtenha maiores informações acessando a nossa loja virtual

Serviços

mais serviços

CEMAFAUNA CAATINGA

Campus Ciências Agrárias, BR 407, Km 12, lote 543, Projeto de Irrigação Nilo Coelho - S/N C1 CEP. 56.300-000, Petrolina - Pernambuco - Brasil - www.cemafauna.univasf.edu.br

cemafauna@univasf.edu.br

 

UNIVASF

Fundação Universidade Federal do Vale do São Franscisco