Notícias


Versão para impressão Diminuir tamanho das letras Voltar Página inicial Aumentar tamanho das letras

17/09
2025

Cemafauna conquista premiação em Simpósio Nacional de Meliponicultura


O Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga (Cemafauna) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) foi destaque na categoria Publicação Científica do ‘Simpósio de Meliponicultura dos Biomas: Caatinga, Cerrado e Mata Atlântica’, realizado na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) entre os dias 11 e 13 de setembro de 2025, em Vitória da Conquista, Bahia. O evento reuniu criadores, pesquisadores, estudantes e técnicos de diversas regiões do Brasil para discutir avanços, desafios e perspectivas da criação de abelhas sem ferrão.

O trabalho científico intitulado “Efeitos das perturbações antrópicas sobre a dinâmica de abelhas sem ferrão (Apidae: Meliponini) nas Unidades de Conservação da Ararinha Azul”, de autoria de Mariana Barroso Cruz, Ludwig Lima Nunes, Camile Lugarini, Patrícia Avello Nicola, Luiz Cezar Machado Pereira e Aline Cândida Ribeiro Andrade, obteve o 2º lugar na categoria ‘Trabalho Científico’. A pesquisa avaliou como pressões antrópicas afetam populações de meliponíneos em áreas de conservação, revelando impactos na diversidade e na rede de interações dessas espécies fundamentais para a manutenção de serviços ecossistêmicos.

Para a pesquisadora Aline Andrade, e orientadora da bolsista Mariana Barroso, o reconhecimento no Simpósio representou mais que uma conquista acadêmica: “Esse prêmio mostra a relevância de olharmos para as abelhas sem ferrão como sentinelas da saúde dos nossos ecossistemas. Ao estudá-las em Unidades de Conservação da Caatinga, conseguimos compreender melhor os efeitos da ação humana e fortalecer estratégias de preservação que beneficiam toda a biodiversidade.”

A coordenadora do Cemafauna, professora Patrícia Nicola, ressaltou a importância do feito para a instituição: “A premiação reafirma o compromisso do Cemafauna com a ciência e a conservação da fauna da Caatinga. Nossos pesquisadores e estudantes bolsistas têm se dedicado a unir conhecimento técnico e responsabilidade socioambiental, contribuindo para a valorização das abelhas nativas e para o desenvolvimento sustentável do semiárido.”

Durante o Simpósio, que contou com uma programação diversificada de painéis, minicursos, apresentações de resumos e palestras, além de exposição de estandes, o Cemafauna reforçou sua contribuição para o fortalecimento da Meliponicultura e para a Conservação da Biodiversidade da Caatinga. O reconhecimento recebido neste evento evidencia como o Cemafauna lida com a ciência e a conservação, destacando o trabalho dos seus pesquisadores em prol da proteção da fauna e do desenvolvimento sustentável do semiárido.

Fonte: Texto: Jaquelyne Costa - Ascom Cemafauna/Univasf
Versão para impressão Diminuir tamanho das letras Voltar Página inicial Aumentar tamanho das letras
1 2 3

Nossa atuação

O Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga, sediado em Petrolina-PE, atua em todo o semiárido nordestino do Brasil, abrangendo uma área de 982.563,3 km². Além de contemplar os diversos municípios impactados pelo Projeto de Integração do São Francisco (PISF) nos estados de Pernambuco, Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte, o Centro desempenha um papel fundamental na reabilitação de animais silvestres. Essas ações de conservação ex situ são realizadas em sua unidade do CETAS, onde animais provenientes das atividades de supressão do PISF e das operações de combate ao tráfico de fauna, conduzidas por órgãos municipais, estaduais e federais, são acolhidos e cuidados.

Conheça nossos resultados!

São 12 anos de monitoramento. Este é um monitoramento de fauna, de longa duração, realizado na Caatinga Sensu Stricto por nossos analistas ambientais e pesquisadores. 

Já visitou a nossa loja?

Conheça nossos produtos, publicações exclusivas sobre a Caatinga e obtenha maiores informações acessando a nossa loja virtual

Serviços

mais serviços

CEMAFAUNA CAATINGA

Campus Ciências Agrárias, BR 407, Km 12, lote 543, Projeto de Irrigação Nilo Coelho - S/N C1 CEP. 56.300-000, Petrolina - Pernambuco - Brasil - www.cemafauna.univasf.edu.br

cemafauna@univasf.edu.br

 

UNIVASF

Fundação Universidade Federal do Vale do São Franscisco