07/07
2025

A EREFEM Monteiro Lobato, localizada no distrito de Izacolândia em Petrolina (PE), abriu espaço para a ciência e a conservação ambiental com a realização do projeto “Cuidar para Preservar: O Papel do Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga (Cemafauna) na Proteção da Biodiversidade da Caatinga”. A iniciativa teve como destaque a participação do zootecnista Luis Fernando Bezerra, colaborador do Cemafauna que está sediado no Campus de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), que palestrou para estudantes dos 8º anos dentro da disciplina de Iniciação Científica.
Durante o encontro, os alunos e professores puderam conhecer de perto o trabalho realizado pelo Cemafauna, que vai além da pesquisa e conservação da fauna silvestre, atuando também na educação científica e na promoção do conhecimento sobre o bioma Caatinga. A palestra proporcionou uma reflexão sobre a importância da preservação da biodiversidade e o papel fundamental da ciência na proteção do meio ambiente.
Iniciativas como a da Escola Estadual Monteiro Lobato são essenciais para formar cidadãos mais conscientes e conectados com a realidade ecológica do semiárido. Ao integrar saberes científicos ao cotidiano escolar, o projeto reforça o compromisso da educação em despertar o cuidado e o respeito pela natureza, valorizando o bioma Caatinga e todos os seus ecossistemas.

Nossa atuação
O Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga, sediado em Petrolina-PE, atua em todo o semiárido nordestino do Brasil, abrangendo uma área de 982.563,3 km². Além de contemplar os diversos municípios impactados pelo Projeto de Integração do São Francisco (PISF) nos estados de Pernambuco, Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte, o Centro desempenha um papel fundamental na reabilitação de animais silvestres. Essas ações de conservação ex situ são realizadas em sua unidade do CETAS, onde animais provenientes das atividades de supressão do PISF e das operações de combate ao tráfico de fauna, conduzidas por órgãos municipais, estaduais e federais, são acolhidos e cuidados.
São 12 anos de monitoramento. Este é um monitoramento de fauna, de longa duração, realizado na Caatinga Sensu Stricto por nossos analistas ambientais e pesquisadores.

Conheça nossos produtos, publicações exclusivas sobre a Caatinga e obtenha maiores informações acessando a nossa loja virtual!
Campus Ciências Agrárias, BR 407, Km 12, lote 543, Projeto de Irrigação Nilo Coelho - S/N C1 CEP. 56.300-000, Petrolina - Pernambuco - Brasil - www.cemafauna.univasf.edu.br
Fundação Universidade Federal do Vale do São Franscisco