03/07
2025

Começa na próxima segunda-feira (7) a primeira turma da 11ª edição da colônia de férias “Ceminha”, promovida pelo Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga (Cemafauna), vinculado à Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). A programação segue até o dia 1º de agosto e é voltada para crianças de 6 a 12 anos. As atividades serão realizadas das 8h às 12h, na sede do Cemafauna, localizada no Campus de Ciências Agrárias da Univasf, em Petrolina (PE).
Nesta edição, a colônia segue com a proposta de unir ciência, diversão e consciência ambiental, com uma programação que inclui atividades como observação de aves, manejo de animais silvestres em um Centro de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres (CETRAS), estudo de insetos, peixes e morcegos da Caatinga, além de dinâmicas sobre o mundo microscópico e as relações ecológicas entre fauna e flora. As ações buscam aproximar as crianças da biodiversidade do semiárido e estimular o interesse pela ciência de forma leve e interativa.
O “Ceminha” conta com turmas de 16 crianças por semana, sendo reservadas duas vagas para alunos da rede pública de ensino e outras duas para crianças com deficiência física, intelectual ou neuroatípicas. Cada criança recebe um kit didático com mochila, camiseta, lupa, bússola, binóculo e outros materiais de apoio para as atividades. O transporte tem saída às 7h30 do Campus Sede da Univasf Centro e retorno às 12h. Durante toda a semana, os participantes recebem lanche diário, adaptado de acordo com as restrições alimentares informadas no ato da inscrição.
Como forma de garantir uma comunicação direta e eficaz com os responsáveis, a comissão organizadora criará um grupo de WhatsApp que reunirá pais, mães ou responsáveis legais das crianças participantes. Por esse canal, serão enviadas as orientações gerais sobre a rotina da colônia, a programação das atividades e o cardápio dos lanches. A iniciativa tem o objetivo de oferecer mais transparência e segurança às famílias durante toda a realização do projeto. Ao todo, estão previstas quatro turmas nesta edição, com atividades programadas até o início de agosto.

Nossa atuação
O Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga, sediado em Petrolina-PE, atua em todo o semiárido nordestino do Brasil, abrangendo uma área de 982.563,3 km². Além de contemplar os diversos municípios impactados pelo Projeto de Integração do São Francisco (PISF) nos estados de Pernambuco, Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte, o Centro desempenha um papel fundamental na reabilitação de animais silvestres. Essas ações de conservação ex situ são realizadas em sua unidade do CETAS, onde animais provenientes das atividades de supressão do PISF e das operações de combate ao tráfico de fauna, conduzidas por órgãos municipais, estaduais e federais, são acolhidos e cuidados.
São 12 anos de monitoramento. Este é um monitoramento de fauna, de longa duração, realizado na Caatinga Sensu Stricto por nossos analistas ambientais e pesquisadores.

Conheça nossos produtos, publicações exclusivas sobre a Caatinga e obtenha maiores informações acessando a nossa loja virtual!
Campus Ciências Agrárias, BR 407, Km 12, lote 543, Projeto de Irrigação Nilo Coelho - S/N C1 CEP. 56.300-000, Petrolina - Pernambuco - Brasil - www.cemafauna.univasf.edu.br
Fundação Universidade Federal do Vale do São Franscisco