18/06
2025
A ciência feita na Caatinga segue conquistando reconhecimento. O projeto coordenado pela professora Patrícia Nicola, do Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga (Cemafauna) vinculado à Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), está entre as propostas aprovadas no Edital nº 09/2025 – Sensibilização à Ciência, promovido pela Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia de Pernambuco (FACEPE), com apoio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pernambuco (SECTI-PE).
Aprovada na Faixa A – Desenvolvimento de Livro Infantil, a iniciativa tem como público-alvo estudantes do 1º ano do Ensino Fundamental e será desenvolvida ao longo de seis meses. Com foco na popularização da ciência e valorização da fauna do Semiárido, a obra literária será escrita pela própria coordenadora do projeto, Profª Patrícia Nicola, e ilustrada por Maria Lúcia Balduíno, bolsista vinculada ao Colegiado de Artes Visuais da Univasf.
A produção do livro contará ainda com o apoio e a revisão de especialistas de diferentes áreas, como o professor Marco Aurélio Gallo de França (Colegiado de Ciências Biológicas), o professor Adelson Oliveira (Colegiado de Ciências Sociais) e o biólogo Paulo de Tarso, integrante da equipe do Cemafauna. A proposta está alinhada aos objetivos do Programa Aventura da Ciência, uma política pública do estado de Pernambuco voltada à formação de uma cultura científica crítica, participativa e inclusiva.
Ao unir ciência, arte e educação, o projeto reafirma o compromisso do Cemafauna e da Univasf com a democratização do conhecimento e com a valorização do bioma Caatinga desde os primeiros anos da formação escolar.

Nossa atuação
O Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga, sediado em Petrolina-PE, atua em todo o semiárido nordestino do Brasil, abrangendo uma área de 982.563,3 km². Além de contemplar os diversos municípios impactados pelo Projeto de Integração do São Francisco (PISF) nos estados de Pernambuco, Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte, o Centro desempenha um papel fundamental na reabilitação de animais silvestres. Essas ações de conservação ex situ são realizadas em sua unidade do CETAS, onde animais provenientes das atividades de supressão do PISF e das operações de combate ao tráfico de fauna, conduzidas por órgãos municipais, estaduais e federais, são acolhidos e cuidados.
São 12 anos de monitoramento. Este é um monitoramento de fauna, de longa duração, realizado na Caatinga Sensu Stricto por nossos analistas ambientais e pesquisadores.

Conheça nossos produtos, publicações exclusivas sobre a Caatinga e obtenha maiores informações acessando a nossa loja virtual!
Campus Ciências Agrárias, BR 407, Km 12, lote 543, Projeto de Irrigação Nilo Coelho - S/N C1 CEP. 56.300-000, Petrolina - Pernambuco - Brasil - www.cemafauna.univasf.edu.br
Fundação Universidade Federal do Vale do São Franscisco