16/06
2025

O Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho, foi marcado por uma programação especial promovida pelo Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (INEMA) em Juazeiro, na Bahia, reunindo estudantes, educadores e a comunidade em geral em ações educativas e de conscientização ambiental. Entre as atividades, o Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga (Cemafauna), vinculado à Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), teve participação com a presença da bióloga Jéssica Viviane Amorim, que ministrou uma palestra sobre a importância da conservação da fauna do bioma Caatinga, além de apresentar ao público algumas peças taxidermizadas da coleção científica do Museu de Fauna da Caatinga.
A palestra, conduzida com sensibilidade e clareza, abordou temas como a preservação das espécies ameaçadas, o papel do Cemafauna diante da conservação e divulgação científica sobre a fauna da Caatinga e os desafios enfrentados pela fauna do semiárido brasileiro. Com uma linguagem acessível, Jéssica despertou o interesse dos participantes, especialmente dos jovens, que interagiram com perguntas e curiosidades. O diálogo direto com o público demonstra ainda mais o compromisso do Cemafauna em estreitar os laços entre a ciência e a sociedade, mostrando que cuidar do meio ambiente começa com o conhecimento e o respeito pela biodiversidade.


Além da palestra, a exposição de animais taxidermizados do Museu de Fauna da Caatinga foi uma das atrações mais visitadas do evento. As peças, preparadas para fins educativos pelo médico veterinário e taxidermista Fabrício Silva, permitiram que o público observasse de perto detalhes de aves, mamíferos e répteis que compõem a fauna da região.

Nossa atuação
O Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga, sediado em Petrolina-PE, atua em todo o semiárido nordestino do Brasil, abrangendo uma área de 982.563,3 km². Além de contemplar os diversos municípios impactados pelo Projeto de Integração do São Francisco (PISF) nos estados de Pernambuco, Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte, o Centro desempenha um papel fundamental na reabilitação de animais silvestres. Essas ações de conservação ex situ são realizadas em sua unidade do CETAS, onde animais provenientes das atividades de supressão do PISF e das operações de combate ao tráfico de fauna, conduzidas por órgãos municipais, estaduais e federais, são acolhidos e cuidados.
São 12 anos de monitoramento. Este é um monitoramento de fauna, de longa duração, realizado na Caatinga Sensu Stricto por nossos analistas ambientais e pesquisadores.

Conheça nossos produtos, publicações exclusivas sobre a Caatinga e obtenha maiores informações acessando a nossa loja virtual!
Campus Ciências Agrárias, BR 407, Km 12, lote 543, Projeto de Irrigação Nilo Coelho - S/N C1 CEP. 56.300-000, Petrolina - Pernambuco - Brasil - www.cemafauna.univasf.edu.br
Fundação Universidade Federal do Vale do São Franscisco