04/06
2025
O friozinho na barriga já começou para quem vai viver, bem de perto, a magia do Ceminha, a Colônia de Férias que transforma férias escolares em uma verdadeira imersão na Caatinga. O Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga (Cemafauna) acaba de divulgar a lista dos estudantes selecionados para atuar como monitores na 11ª edição, que acontece em julho deste ano. Jovens de diferentes cursos da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) foram escolhidos para contribuir com a realização de atividades lúdicas e educativas que aproximam as crianças do nosso bioma.
A seleção considerou critérios como participação em eventos científicos, atuação em monitorias de ensino e extensão, histórico de participação em edições anteriores do Ceminha e envolvimento em projetos de extensão universitária. Ao todo, 27 estudantes foram classificados, a maioria deles do curso de Ciências Biológicas, além de representantes das áreas de Medicina Veterinária e Engenharia Agrícola e Ambiental.
Dentre os primeiros colocados estão Sabrina Andrade Belitardo, Marília Gabriela Cavalcanti Nunes Amorim e Diego Rodrigues de Souza, que obtiveram destaque pela experiência em projetos de extensão e no próprio ‘Ceminha’. O grupo selecionado terá papel essencial na condução de atividades que unem educação ambiental, criatividade e o encantamento típico da infância.
De acordo com a comissão organizadora, cada monitora ou monitor selecionado será contatado individualmente nos próximos dias para receber as orientações sobre a próxima etapa do processo, que inclui a participação em treinamentos obrigatórios antes do início da programação com o público infantil. A Colônia de Férias ‘Ceminha’ acontece entre os dias 7 de julho e 1º de agosto de 2025, e reunirá cerca de 60 crianças em uma jornada de descobertas, convivência com a fauna, flora e valorização da ciência. A lista completa dos selecionados está disponível aqui.

Nossa atuação
O Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga, sediado em Petrolina-PE, atua em todo o semiárido nordestino do Brasil, abrangendo uma área de 982.563,3 km². Além de contemplar os diversos municípios impactados pelo Projeto de Integração do São Francisco (PISF) nos estados de Pernambuco, Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte, o Centro desempenha um papel fundamental na reabilitação de animais silvestres. Essas ações de conservação ex situ são realizadas em sua unidade do CETAS, onde animais provenientes das atividades de supressão do PISF e das operações de combate ao tráfico de fauna, conduzidas por órgãos municipais, estaduais e federais, são acolhidos e cuidados.
São 12 anos de monitoramento. Este é um monitoramento de fauna, de longa duração, realizado na Caatinga Sensu Stricto por nossos analistas ambientais e pesquisadores.

Conheça nossos produtos, publicações exclusivas sobre a Caatinga e obtenha maiores informações acessando a nossa loja virtual!
Campus Ciências Agrárias, BR 407, Km 12, lote 543, Projeto de Irrigação Nilo Coelho - S/N C1 CEP. 56.300-000, Petrolina - Pernambuco - Brasil - www.cemafauna.univasf.edu.br
Fundação Universidade Federal do Vale do São Franscisco