Notícias


Versão para impressão Diminuir tamanho das letras Voltar Página inicial Aumentar tamanho das letras

03/06
2025

Herpetofauna em pauta: inscrições seguem abertas para a 2ª edição do First Friday 2025 do Cemafauna

A biodiversidade da Caatinga volta a ocupar o centro das atenções nesta semana. Nesta sexta-feira (6), o Museu de Fauna da Caatinga, vinculado ao Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga (Cemafauna) localizado no Campus de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), realiza a 2ª edição do First Friday 2025. Desta vez o foco é a herpetofauna, o grupo de animais que reúne sapos, serpentes e lagartos que desafiam as duras condições do semiárido.

 

As inscrições continuam abertas e podem ser feitas de forma simples, por meio do link https://forms.gle/q9poE66B8NuKfZ5U6. A taxa simbólica de participação, no valor de R$ 5,00, será paga presencialmente no local do evento, no dia 6 de junho. O encontro começa às 14h, no auditório do Museu de Fauna da Caatinga, localizado na sede do Cemafauna, no Campus de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), em Petrolina (PE).

 

Nesta edição, o público terá a oportunidade de acompanhar a palestra “Herpetofauna da Caatinga – Diversidade, ameaças e conservação”, ministrada pelo biólogo e professor Dr. Leonardo Barros Ribeiro, uma das maiores referências regionais no estudo de anfíbios e répteis do semiárido. A atividade é voltada para estudantes, pesquisadores, professores, ambientalistas e demais interessados em ampliar o conhecimento sobre a fauna da região. Todos os participantes receberão certificado.

 

Outras informações estão disponíveis no site do evento, no perfil @cemafauna no Instagram, ou ainda pelo e-mail museu.cemafauna@univasf.edu.br.

 
Fonte: Texto: Jaquelyne Costa - Ascom Cemafauna/Univasf
Versão para impressão Diminuir tamanho das letras Voltar Página inicial Aumentar tamanho das letras
1 2 3

Nossa atuação

O Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga, sediado em Petrolina-PE, atua em todo o semiárido nordestino do Brasil, abrangendo uma área de 982.563,3 km². Além de contemplar os diversos municípios impactados pelo Projeto de Integração do São Francisco (PISF) nos estados de Pernambuco, Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte, o Centro desempenha um papel fundamental na reabilitação de animais silvestres. Essas ações de conservação ex situ são realizadas em sua unidade do CETAS, onde animais provenientes das atividades de supressão do PISF e das operações de combate ao tráfico de fauna, conduzidas por órgãos municipais, estaduais e federais, são acolhidos e cuidados.

Conheça nossos resultados!

São 12 anos de monitoramento. Este é um monitoramento de fauna, de longa duração, realizado na Caatinga Sensu Stricto por nossos analistas ambientais e pesquisadores. 

Já visitou a nossa loja?

Conheça nossos produtos, publicações exclusivas sobre a Caatinga e obtenha maiores informações acessando a nossa loja virtual

Serviços

mais serviços

CEMAFAUNA CAATINGA

Campus Ciências Agrárias, BR 407, Km 12, lote 543, Projeto de Irrigação Nilo Coelho - S/N C1 CEP. 56.300-000, Petrolina - Pernambuco - Brasil - www.cemafauna.univasf.edu.br

cemafauna@univasf.edu.br

 

UNIVASF

Fundação Universidade Federal do Vale do São Franscisco