30/05
2025

Foto: Malu Kamaiurá
Com o objetivo de fortalecer a governança ambiental e ampliar o diálogo sobre as estratégias de conservação do bioma Caatinga, representantes do Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga (Cemafauna) e do Núcleo de Ecologia e Monitoramento Ambiental (NEMA/Univasf) ambos sediados na Universidade do Vale do São Francisco (Univasf) participaram, nos dias 26 e 27 deste mês, da Oficina “Subsídios socioambientais e territoriais para o Projeto GEF Conecta Caatinga”, promovida pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), em Petrolina (PE).

Coordenado pela Secretaria Nacional de Biodiversidade, Florestas e Direitos Animais (SBIO/MMA), com apoio do Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF) e execução da FUNBIO e do Instituto Internacional para Educação do Brasil (IEB), o projeto busca subsidiar o Manejo Integrado da Paisagem para a Conservação da Biodiversidade na Caatinga. A oficina teve como foco o alinhamento institucional e a definição de áreas prioritárias para implementação do projeto, além da coleta de contribuições técnicas e territoriais de órgãos públicos, sociedade civil e especialistas atuantes no bioma.
Representando o Cemafauna e o NEMA, ambos centros sediados na Univasf e voltados à conservação da fauna e da flora, também realizando pesquisas científicas que contribuem com o estudo do bioma, os participantes somaram esforços com demais instituições para fomentar soluções integradas para a Caatinga, ecossistema exclusivamente brasileiro e que se encontra com alto percentual de degradação do solo e espécies animais ameaçadas de extinção. A presença ativa dos Centros reforça o compromisso conjunto com políticas públicas embasadas em ciência, que promovam o desenvolvimento sustentável e a valorização das comunidades que vivem e dependem dos recursos naturais do sertão.

Nossa atuação
O Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga, sediado em Petrolina-PE, atua em todo o semiárido nordestino do Brasil, abrangendo uma área de 982.563,3 km². Além de contemplar os diversos municípios impactados pelo Projeto de Integração do São Francisco (PISF) nos estados de Pernambuco, Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte, o Centro desempenha um papel fundamental na reabilitação de animais silvestres. Essas ações de conservação ex situ são realizadas em sua unidade do CETAS, onde animais provenientes das atividades de supressão do PISF e das operações de combate ao tráfico de fauna, conduzidas por órgãos municipais, estaduais e federais, são acolhidos e cuidados.
São 12 anos de monitoramento. Este é um monitoramento de fauna, de longa duração, realizado na Caatinga Sensu Stricto por nossos analistas ambientais e pesquisadores.

Conheça nossos produtos, publicações exclusivas sobre a Caatinga e obtenha maiores informações acessando a nossa loja virtual!
Campus Ciências Agrárias, BR 407, Km 12, lote 543, Projeto de Irrigação Nilo Coelho - S/N C1 CEP. 56.300-000, Petrolina - Pernambuco - Brasil - www.cemafauna.univasf.edu.br
Fundação Universidade Federal do Vale do São Franscisco