20/05
2025
Quais espécies de sapos, serpentes e lagartos resistem ao clima severo do semiárido? Como vivem esses animais? Que ameaças enfrentam? E o que podemos fazer para conservá-los? Essas e outras perguntas estarão no centro da discussão da próxima edição do First Friday, evento promovido pelo Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga (Cemafauna) por meio do Museu de Fauna da Caatinga, que acontecerá no dia 06 de junho de 2025, a partir das 14h, no auditório do museu, localizado na sede do Centro no Campus de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf).
Nesta edição, o público poderá acompanhar a palestra “Herpetofauna da Caatinga – Diversidade, ameaças e conservação”, conduzida pelo biólogo e professor da Univasf, Dr. Leonardo Barros Ribeiro, especialista no estudo de anfíbios e répteis do semiárido. A atividade é voltada para estudantes, pesquisadores, educadores e entusiastas da biodiversidade, e contará com certificação de participação.
As inscrições terão um custo simbólico de R$ 5,00 e devem ser feitas mediante o preenchimento do formulário disponível em: https://forms.gle/
Leonardo Barros Ribeiro é biólogo, graduado em Ciências Biológicas (Licenciatura e Bacharelado) pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2003), Mestre em Ciências Biológicas/Zoologia (Comportamento e Biologia Animal) pela mesma instituição (2006) e Doutor em Psicobiologia (Estudos do Comportamento) pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2010). Realizou dois pós-doutorados (PNPD/CAPES), pela UFRN (2011) e pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFPE) em 2017. Atualmente, é Professor Associado da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), atuando no Colegiado de Ciências Biológicas e no Programa de Pós-graduação em Ciências Veterinárias no Semiárido. Também é curador da Coleção de Herpetologia do Museu de Fauna da Caatinga e líder do grupo de pesquisa “Sistemática, Ecomorfofisiologia e Conservação da Herpetofauna” (CNPq). Sua trajetória envolve ensino nas áreas de morfofisiologia animal e zoologia, e pesquisas em ecologia, comportamento e história natural da herpetofauna.
O First Friday é um evento científico mensal promovido pelo Museu de Fauna da Caatinga, com o propósito de debater temas relevantes sobre o bioma Caatinga de forma acessível, dinâmica e aberta ao público. Cada edição traz um novo convidado e uma nova oportunidade de aproximação entre ciência e sociedade. O evento cobra uma taxa simbólica de R$ 5,00, paga presencialmente, e conta com inscrições gratuitas por meio de formulário on-line. Ao final, os participantes recebem certificado de participação. A proposta é criar um espaço de aprendizado e diálogo sobre a biodiversidade do semiárido, incentivando a valorização e o conhecimento sobre a fauna da Caatinga.
Sobre o Palestrante

Sobre o First Friday

Nossa atuação
O Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga, sediado em Petrolina-PE, atua em todo o semiárido nordestino do Brasil, abrangendo uma área de 982.563,3 km². Além de contemplar os diversos municípios impactados pelo Projeto de Integração do São Francisco (PISF) nos estados de Pernambuco, Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte, o Centro desempenha um papel fundamental na reabilitação de animais silvestres. Essas ações de conservação ex situ são realizadas em sua unidade do CETAS, onde animais provenientes das atividades de supressão do PISF e das operações de combate ao tráfico de fauna, conduzidas por órgãos municipais, estaduais e federais, são acolhidos e cuidados.
São 12 anos de monitoramento. Este é um monitoramento de fauna, de longa duração, realizado na Caatinga Sensu Stricto por nossos analistas ambientais e pesquisadores.

Conheça nossos produtos, publicações exclusivas sobre a Caatinga e obtenha maiores informações acessando a nossa loja virtual!
Campus Ciências Agrárias, BR 407, Km 12, lote 543, Projeto de Irrigação Nilo Coelho - S/N C1 CEP. 56.300-000, Petrolina - Pernambuco - Brasil - www.cemafauna.univasf.edu.br
Fundação Universidade Federal do Vale do São Franscisco