Notícias


Versão para impressão Diminuir tamanho das letras Voltar Página inicial Aumentar tamanho das letras

07/04
2025

Polinizadores em foco: Cemafauna participa de oficina estratégica para conservação promovida pelo ICMBio

O Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga (Cemafauna Caatinga/Univasf) é um dos parceiros da 2ª Oficina de Monitoria do Plano de Ação Nacional para a Conservação dos Insetos Polinizadores (PAN Insetos Polinizadores), promovida pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), por meio da Coordenação do PAN representada pelo doutor Onildo Marini. A oficina ocorre nos dias 03, 04, 10 e 11 de abril, das 14h30 às 17h30, com o objetivo de fortalecer a articulação e o monitoramento das ações em prol da conservação desses importantes agentes da biodiversidade.


O Plano de Ação Nacional para a Conservação dos Insetos Polinizadores (PAN) visa reduzir o risco de extinção desses animais, essenciais para a biodiversidade e a segurança alimentar. Polinizadores transferem pólen entre flores, possibilitando a formação de frutos e sementes. As ações do PAN envolvem a conservação de habitats, controle de espécies invasoras e definição de áreas prioritárias. Entre as estratégias estão o apoio à agricultura diversificada, restauração de áreas verdes, monitoramento, regulação de pesticidas, manejo de pragas e avaliação dos impactos de sementes transgênicas e polinizadores manejados.

A pesquisadora do Cemafauna, bióloga e professora Aline Andrade, é articuladora regional do PAN e atua diretamente no desenvolvimento de estudos sobre ecologia comportamental, aplicada e da conservação de abelhas na Caatinga. Para ela, o fortalecimento das estratégias de monitoramento é um passo fundamental para garantir a efetividade do plano: “a oficina é uma oportunidade valiosa de alinhamento entre pesquisadores, instituições e demais parceiros que atuam em prol da conservação dos polinizadores. É fundamental que o conhecimento científico seja aplicado de forma estratégica na definição de ações e políticas públicas que assegurem o futuro desses organismos tão importantes para a nossa biodiversidade e para a vida humana”, destaca Aline.

Fonte: Texto e foto: Jaquelyne Costa - Ascom Cemafauna/Univasf
Versão para impressão Diminuir tamanho das letras Voltar Página inicial Aumentar tamanho das letras
1 2 3

Nossa atuação

O Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga, sediado em Petrolina-PE, atua em todo o semiárido nordestino do Brasil, abrangendo uma área de 982.563,3 km². Além de contemplar os diversos municípios impactados pelo Projeto de Integração do São Francisco (PISF) nos estados de Pernambuco, Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte, o Centro desempenha um papel fundamental na reabilitação de animais silvestres. Essas ações de conservação ex situ são realizadas em sua unidade do CETAS, onde animais provenientes das atividades de supressão do PISF e das operações de combate ao tráfico de fauna, conduzidas por órgãos municipais, estaduais e federais, são acolhidos e cuidados.

Conheça nossos resultados!

São 12 anos de monitoramento. Este é um monitoramento de fauna, de longa duração, realizado na Caatinga Sensu Stricto por nossos analistas ambientais e pesquisadores. 

Já visitou a nossa loja?

Conheça nossos produtos, publicações exclusivas sobre a Caatinga e obtenha maiores informações acessando a nossa loja virtual

Serviços

mais serviços

CEMAFAUNA CAATINGA

Campus Ciências Agrárias, BR 407, Km 12, lote 543, Projeto de Irrigação Nilo Coelho - S/N C1 CEP. 56.300-000, Petrolina - Pernambuco - Brasil - www.cemafauna.univasf.edu.br

cemafauna@univasf.edu.br

 

UNIVASF

Fundação Universidade Federal do Vale do São Franscisco