28/03
2025

A integração entre diferentes áreas do conhecimento é essencial para a conservação da fauna, e um exemplo dessa colaboração aconteceu recentemente no Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS) do Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga (Cemafauna). Em uma ação conjunta, médicos veterinários do Cemafauna uniram esforços com a professora Ana Amélia Domingues Gomes, especialista em Dermatologia Veterinária da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), e seus alunos para avaliar clinicamente um Bugio-preto (Alouatta caraya) sob cuidados do centro.
O trabalho em equipe possibilitou uma abordagem detalhada do caso, combinando a experiência em manejo de fauna silvestre do Cemafauna com a expertise dermatológica da professora Ana Amélia. Durante a avaliação, conduzida em um ambiente controlado, foram realizados exames fundamentais para esclarecer a origem do quadro clínico do primata e estabelecer o tratamento mais adequado.
Além de contribuir para o diagnóstico e a reabilitação do animal, essa parceria fortalece a formação de estudantes e evidencia o papel da cooperação científica na pesquisa e na conservação da biodiversidade. O intercâmbio entre diferentes áreas dentro da Univasf amplia a compreensão sobre a saúde da fauna silvestre e reforça a importância da atuação conjunta para a preservação ambiental.
Fonte: Texto e fotos: Jaquelyne Costa - Ascom Cemafauna/Univasf
Nossa atuação
O Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga, sediado em Petrolina-PE, atua em todo o semiárido nordestino do Brasil, abrangendo uma área de 982.563,3 km². Além de contemplar os diversos municípios impactados pelo Projeto de Integração do São Francisco (PISF) nos estados de Pernambuco, Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte, o Centro desempenha um papel fundamental na reabilitação de animais silvestres. Essas ações de conservação ex situ são realizadas em sua unidade do CETAS, onde animais provenientes das atividades de supressão do PISF e das operações de combate ao tráfico de fauna, conduzidas por órgãos municipais, estaduais e federais, são acolhidos e cuidados.
São 12 anos de monitoramento. Este é um monitoramento de fauna, de longa duração, realizado na Caatinga Sensu Stricto por nossos analistas ambientais e pesquisadores.

Conheça nossos produtos, publicações exclusivas sobre a Caatinga e obtenha maiores informações acessando a nossa loja virtual!
Campus Ciências Agrárias, BR 407, Km 12, lote 543, Projeto de Irrigação Nilo Coelho - S/N C1 CEP. 56.300-000, Petrolina - Pernambuco - Brasil - www.cemafauna.univasf.edu.br
Fundação Universidade Federal do Vale do São Franscisco