Notícias


Versão para impressão Diminuir tamanho das letras Voltar Página inicial Aumentar tamanho das letras

17/03
2025

Cemafauna e Animallia Ambiental concretizam reintrodução histórica de bugios-pretos na APA Boqueirão da Onça

Depois de 12 anos de dedicação, cuidado e monitoramento, o Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga (Cemafauna) e a ONG Animallia Ambiental celebram, nesta semana, um marco histórico na conservação da fauna brasileira: a reintrodução bem-sucedida de um grupo de bugios-pretos (Alouatta caraya) na Área de Proteção Ambiental (APA) Boqueirão da Onça, na cidade de Campo Formoso na Bahia.
 
A história começou em 2012, quando uma fêmea foi resgatada pela Fiscalização Preventiva Integrada (FPI-BA) e encaminhada ao Cemafauna, localizado no Campus de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). No ano seguinte, um macho também chegou ao centro, após ter sido resgatado de um ataque de cães. Juntos, eles deram origem a uma prole que cresceu sob os cuidados especializados da equipe do Centro de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres (CETAS) do Cemafauna, resultando em um grupo familiar preparado para retornar à natureza. A soltura será feita de maneira branda, garantindo que os animais tenham tempo para se aclimatar ao novo ambiente antes de ganharem a liberdade definitiva. 
 
A escolha da APA Boqueirão da Onça foi estratégica, uma vez que a região preserva importantes fragmentos de vegetação da Caatinga, essenciais para a sobrevivência da espécie. “O sucesso deste projeto foi possível graças à liderança do Cemafauna, que desde o início foi o principal responsável pelo tratamento, reabilitação e bem-estar dos bugios-pretos. A estrutura do nosso CETAS permitiu que os indivíduos fossem acompanhados por veterinários, biólogos e zootecnistas altamente capacitados, garantindo a saúde e o desenvolvimento adequado dos primatas. Ao longo dos anos, a equipe implementou protocolos rigorosos de manejo, alimentação e comportamento social, preparando os animais para a vida livre”, destacou o coordenador do Cemafauna, professor Luiz Cezar Pereira.
 
Ainda segundo o coordenador Luiz Cezar, a Animallia Ambiental, por sua vez, teve um papel fundamental na fase de reintrodução, garantindo que o processo de soltura fosse conduzido com técnicas de monitoramento avançadas. “A instituição também foi responsável por articulações com órgãos ambientais e apoio na educação ambiental das comunidades locais, promovendo a conscientização sobre a importância da conservação dos primatas na Caatinga.” A reintrodução dos bugios-pretos também contou com o suporte de diversas instituições comprometidas com a causa ambiental. O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), o Núcleo de Ecologia e Monitoramento Ambiental (NEMA), o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), a Polícia Rodoviária Federal da Bahia (PRF-BA), o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) estiveram envolvidos na concretização desse grande feito.
Fonte: Texto: Jaquelyne Costa - Ascom Cemafauna/Univasf Fotos: Jaquelyne Costa e Marcus Antonius (Animallia
Versão para impressão Diminuir tamanho das letras Voltar Página inicial Aumentar tamanho das letras
1 2 3

Nossa atuação

O Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga, sediado em Petrolina-PE, atua em todo o semiárido nordestino do Brasil, abrangendo uma área de 982.563,3 km². Além de contemplar os diversos municípios impactados pelo Projeto de Integração do São Francisco (PISF) nos estados de Pernambuco, Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte, o Centro desempenha um papel fundamental na reabilitação de animais silvestres. Essas ações de conservação ex situ são realizadas em sua unidade do CETAS, onde animais provenientes das atividades de supressão do PISF e das operações de combate ao tráfico de fauna, conduzidas por órgãos municipais, estaduais e federais, são acolhidos e cuidados.

Conheça nossos resultados!

São 12 anos de monitoramento. Este é um monitoramento de fauna, de longa duração, realizado na Caatinga Sensu Stricto por nossos analistas ambientais e pesquisadores. 

Já visitou a nossa loja?

Conheça nossos produtos, publicações exclusivas sobre a Caatinga e obtenha maiores informações acessando a nossa loja virtual

Serviços

mais serviços

CEMAFAUNA CAATINGA

Campus Ciências Agrárias, BR 407, Km 12, lote 543, Projeto de Irrigação Nilo Coelho - S/N C1 CEP. 56.300-000, Petrolina - Pernambuco - Brasil - www.cemafauna.univasf.edu.br

cemafauna@univasf.edu.br

 

UNIVASF

Fundação Universidade Federal do Vale do São Franscisco