2023

Pesquisadores e Coordenadores do CEMAFAUNA publicam artigo sobre a ictiofauna dos Reservatórios do PISF

O artigo publicado na revista Biota Neotropica, contempla uma lista de espécies da ictiofauna dos reservatórios do Projeto de Integração do Rio São Francisco com as Bacias Hidrográficas do Nordeste Setentrional, PISF. Uma lista de espécies de peixes dos reservatórios do PISF foi obtida após amostragens realizadas em oito anos de monitoramento.

As campanhas foram realizadas semestralmente em 28 reservatórios divididos em três grupos: Eixo Leste, Eixo Norte e Ramal do Agreste. O estudo foi realizado por pesquisadores e coordenadores do Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga (CEMAFAUNA).

O estudo mostrou que os principais colonizadores dos reservatórios do PISF foram peixes da bacia doadora do São Francisco, espécies invasoras antropicamente liberadas nesses locais e eventuais espécies das bacias receptoras do entorno. De acordo com o resultado das curvas de acúmulo, um esforço contínuo poderia revelar espécies adicionais, padrões na colonização em longo prazo e contribuir com dados para a fase futura de estabilização dos reservatórios. Visto que espécies invasoras estiveram presentes em quase todos os reservatórios, juntamente com espécies nativas da bacia doadora com potencial de dispersão para as bacias receptoras, um monitoramento continuo e detalhado é essencial para o planejamento de manejo e avaliação de impactos.

O acesso ao artigo completo pode ser realizado no nosso site na página "nossas produções" ou no link abaixo:

Fish fauna of the São Francisco River Interbasin Water Transfer reservoirs