Notícias


Versão para impressão Diminuir tamanho das letras Voltar Página inicial Aumentar tamanho das letras

23/05
2023

CEMAFAUNA promoverá em Julho oficina para implementação de uma das ações do PAN Insetos Polinizadores

No último dia 20 de maio, foi comemorado o dia mundial das abelhas, data estabelecida pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) em 2017, para incentivar a educação e ações públicas para maior consciência sobre estes polinizadores, nesse sentido, vale a reflexão: o que o mundo tem feito para proteger esses animais?

Mais de 60 espécies ameaçadas de extinção são reconhecidas como polinizadoras, dentre elas borboletas, mariposas e abelhas.

Apesar da situação dos polinizadores, em especial das abelhas, ser preocupante e grave do ponto de vista da preservação, o momento é de celebração.

O PAN Insetos Polinizadores é incentivado e financiado pelo Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF, da sigla em inglês para Global Environment Facility Trust Fund), sob a coordenação do Departamento de Conservação e Uso Sustentável da Biodiversidade do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA). É implementado pelo Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio) e tem o WWF-Brasil como agência executora. Entre os parceiros, além do ICMBio, estão o  Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro (JBRJ), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis.

O Cemafauna Caatinga/Univasf é um dos articuladores do PAN Insetos Polinizadores e ressalta no Dia Mundial das abelhas, a nossa preciosa catingueira, a “Melipona mandacaia”, espécie restrita às matas ciliares do Rio São Francisco, menciona a pesquisadora do Cemafauna, Aline Andrade.

A coordenadora do Cemafauna, Patrícia Nicola, destaca que no dia 3 de julho, para dar início aos trabalhos em parceria, será promovida uma oficina de implementação de uma das ações do PAN Insetos Polinizadores que envolverá o monitoramento das abelhas nas unidades de conservação federais e áreas do entorno na região do Vale do São Francisco.

Fonte: ASCOM ICMBIO e CEMAFAUNA
Versão para impressão Diminuir tamanho das letras Voltar Página inicial Aumentar tamanho das letras
1 2

Conheça nossos resultados!

São 10 anos de monitoramento. O monitoramento de fauna de longa duração consecutivo realizado na Caatinga Sensu Stricto.

Já conhece a nossa loja?

Conheça nossos produtos e obtenha maiores informações, acessando a nossa loja virtual!

Serviços

mais serviços

CEMAFAUNA CAATINGA

Campus Ciências Agrárias, BR 407, Km 12, lote 543, Projeto de Irrigação Nilo Coelho - S/N C1 CEP. 56.300-000, Petrolina - Pernambuco - Brasil - www.cemafauna.univasf.edu.br

cemafauna@univasf.edu.br

 

UNIVASF

Fundação Universidade Federal do Vale do São Franscisco