Notícias


Versão para impressão Diminuir tamanho das letras Voltar Página inicial Aumentar tamanho das letras

16/03
2023

Pesquisadores do CEMAFAUNA publicam artigo sobre a colonização de peixes em reservatórios do Eixo Leste do PISF

O estudo publicado na Neotropical Ichthyology, realizado pelos pesquisadores e coordenadores do Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga (CEMAFAUNA), é resultado de uma análise de longo prazo, sobre a colonização e dispersão da ictiofauna pelo Eixo Leste do Projeto de Integração do Rio São Francisco (PISF), onde a equipe monitora e avalia os possíveis impactos da introdução de espécies na bacia receptora do Rio Paraíba.

Os peixes foram coletados semestralmente, entre os anos de 2012 a 2021 em 19 pontos nas bacias do Rio São Francisco e do Rio Paraíba do Norte (PB). Em achado pioneiro, a espécie Anchoviella vaillanti (Steindachner, 1908), conhecido popularmente como manjuba, foi registrada pela primeira vez na bacia receptora e encontra-se em processo de estabelecimento.

Os pesquisadores destacam ainda que, duas espécies registradas na bacia do Rio São Francisco chegaram à bacia do Rio Paraíba através dos canais do eixo leste do PISF - Anchoviella vaillanti e Moenkhausia costae (Steindachner, 1907).

O estudo destaca, que ainda não é possível avaliar a magnitude total ou qualificar espécies como novos registros, devido ao tamanho da amostra e ao tempo de monitoramento. Os pesquisadores também sugerem, um monitoramento mais detalhado da dispersão de ovos e larvas, uma vez que esse parece ser o caminho para os peixes passarem pelo sistema de canais e atingirem a bacia receptora.

O artigo completo pode ser acessado através do link: Ichthyofauna.

Versão para impressão Diminuir tamanho das letras Voltar Página inicial Aumentar tamanho das letras
1 2

Conheça nossos resultados!

São 10 anos de monitoramento. O monitoramento de fauna de longa duração consecutivo realizado na Caatinga Sensu Stricto.

Já conhece a nossa loja?

Conheça nossos produtos e obtenha maiores informações, acessando a nossa loja virtual!

Serviços

mais serviços

CEMAFAUNA CAATINGA

Campus Ciências Agrárias, BR 407, Km 12, lote 543, Projeto de Irrigação Nilo Coelho - S/N C1 CEP. 56.300-000, Petrolina - Pernambuco - Brasil - www.cemafauna.univasf.edu.br

cemafauna@univasf.edu.br

 

UNIVASF

Fundação Universidade Federal do Vale do São Franscisco