2017

Palestra ‘Conhecendo as formigas da Caatinga’ acontecerá nessa sexta-feira (08) no Cemafauna em Petrolina, PE

Na próxima sexta-feira (08), às 16h, o universo de um dos grupos mais números da entomofauna estará em pauta com a palestra ‘Conhecendo as formigas da Caatinga’ ministrada pelo professor e coordenador do curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), Benoit Jean Bernard Jahyny, no auditório do Museu de Fauna da Caatinga do Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga (Cemafauna Caatinga) localizado no Campus de Ciências Agrárias, zona rural de Petrolina-PE.

Cientistas e estudiosos estimam números abundantes com relação a existência desse grupo na natureza: de 10 quatrilhões a 1 septilhão (um milhão de quatrilhões) de formigas no mundo. Segundo Benoit, na floresta tropical, as formigas estão em toda parte e não é possível posar o olho em um metro quadrado sem encontrar ao menos uma formiga. “Na região de Petrolina-Juazeiro (Pernambuco-Bahia), onde temos o bioma Caatinga, exclusivamente brasileiro, de clima semiárido e com vegetação arbustiva, as altas temperaturas durante o dia parecem não afetar algumas espécies, e é a noite que a fartura e a diversidade de formigas se revelam. Ao pôr do sol as operárias saem à procura de alimentos e voltam para o ninho antes dos primeiros raios do sol”, afirma.

Serão disponibilizadas 40 vagas. As inscrições são presenciais, gratuitas e seguem até a sexta-feira (08), de 8h às 12h, na secretaria do Centro de Triagem de Animais Silvestres do Cemafauna com Jacilda Queiroz. Outras informações pelo e-mail museu.cemafauna.univasf.edu.br ou pelo telefone (87) 2101-4821.

(Arte sobre foto de Alexandre Hamada Possi/Creative Commons)

Fonte: Jaquelyne Costa/Ascom Cemafauna