Notícias


Versão para impressão Diminuir tamanho das letras Voltar Página inicial Aumentar tamanho das letras

18/10
2017

Arara-azul-de-lear resgatada pelo Cemafauna é encaminhada a criadouro científico indicado pelo Cemave

No início desse mês, uma equipe do Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga foi solicitada pelo Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Aves Silvestres (Cemave), do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), para realizar resgate de um indivíduo da espécie arara-azul-de-lear (Anodorhynchus leari) em Euclides da Cunha, Bahia.

A ave foi avistada numa área aberta de Euclides da Cunha sem conseguir voar. O Cemave foi acionado pela população local; o animal foi resgatado e levado até o Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS) do Cemafauna onde passou por exames clínicos e visualizou-se um aumento de volume da articulação na asa direita, no entanto, sem ferimentos. No dia 10, a arara foi encaminhada ao criadouro científico Fazenda Cachoeira (uma instituição indicada pelo Cemave), responsável pela conservação de espécies de aves ameaçadas de extinção, com o objetivo de reintroduzi-las à natureza.  

Endêmica da caatinga baiana, a arara-azul-de-lear é uma espécie que se encontra ameaçada de extinção devido a forte pressão de caça, intenso tráfico e também pela destruição de seu habitat natural pelas ações antrópicas. Diante disso, o ICMBio elaborou o ‘Plano de Ação Nacional para a Conservação da Arara-Azul-de-Lear: Anodorhynchus leari’, numa tentativa de reverter esse status iminente de extinção. Tal medida, prevê ações de educação ambiental, conservação e pesquisa.

Desde 2001 o Cemave realiza o monitoramento populacional dessa espécie, contando com a parceria de diversas instituições e pessoas, dentre elas o Cemafauna que a contar de 2013 atua no resgate e encaminhamento de araras-azuis-de-lear ao criadouro científico contribuindo assim, para o retorno dessas aves ao seu habitat.

 

Foto - Adriana Alves

Fonte: Jaquelyne Costa/Ascom Cemafauna
Versão para impressão Diminuir tamanho das letras Voltar Página inicial Aumentar tamanho das letras
1 2

Conheça nossos resultados!

São 10 anos de monitoramento. O monitoramento de fauna de longa duração consecutivo realizado na Caatinga Sensu Stricto.

Já conhece a nossa loja?

Conheça nossos produtos e obtenha maiores informações, acessando a nossa loja virtual!

Serviços

mais serviços

CEMAFAUNA CAATINGA

Campus Ciências Agrárias, BR 407, Km 12, lote 543, Projeto de Irrigação Nilo Coelho - S/N C1 CEP. 56.300-000, Petrolina - Pernambuco - Brasil - www.cemafauna.univasf.edu.br

cemafauna@univasf.edu.br

 

UNIVASF

Fundação Universidade Federal do Vale do São Franscisco