2017

Cemafauna participa do III Workshop Nacional de Tecnologia Ambiental e Sustentabilidade do IF Sertão-PE Petrolina

Na quarta-feira (14) o Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga (Cemafauna Caatinga) participou com uma palestra da grade de programação do III Workshop Nacional de Tecnologia Ambiental e Sustentabilidade do Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE) em Petrolina com o tema ‘Recursos Naturais e Convivência Sustentável no Semiárido’.

O coordenador do Cemafauna Caatinga, professor Luiz Cezar Pereira ministrou a palestra ‘Manejo e Conservação da Fauna no Bioma Caatinga’. Durante a ocasião, o professor explanou sobre a atuação do Centro nas áreas sob influência do Projeto de Integração do Rio São Francisco com as Bacias Hidrográficas do Nordeste Setentrional (PISF) em favor da fauna da caatinga, além de mostrar dados importantes quanto ao risco de extinção de algumas espécies e ações propositivas para que haja uma maior atenção voltada a conservação dos animais. “Não se faz conservação sem conhecimento. Nosso trabalho também gera muitas informações sobre os animais que existem nas caatingas e torna-se muito mais eficaz conservar o que se conhece”, afirmou.

A presidente da comissão organizadora do evento, professora Clecia Pacheco ressaltou o pioneirismo do Cemafauna na região. “Nós temos o Cemafauna como o pioneiro em ações de conservação e manejo da fauna da caatinga. É de grande importância que os nossos alunos e participantes conheçam mais sobre o programa que o Centro desenvolve no Projeto de Integração do Rio São Francisco, além de disponibilizar as pesquisas que os analistas estão realizando através das atividades de resgate, monitoramento e soltura dos animais”, disse a professora.

O evento aconteceu entre os dias 12, 13 e 14 de junho; organizado pelo Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Meio Ambiente (GRIMA), em parceria com instituições públicas e privadas. Teve como público-alvo a sociedade regional, em especial, estudantes, professores, pesquisadores e todos que têm interesse pelo tema.

Fonte: Jaquelyne Costa/ Ascom Cemafauna