Notícias


Versão para impressão Diminuir tamanho das letras Voltar Página inicial Aumentar tamanho das letras

15/12
2016

Palestras sobre Primatologia atraem público acadêmico e profissional no Cemafauna

A ciência da Primatologia esteve em pauta durante palestras promovidas pelo Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga (Cemafauna Caatinga) e o programa de Pós-graduação Ciências da Saúde e Biológicas da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) nos dias 8 e 9 desse mês. Os eventos atraíram muitos estudantes e profissionais das áreas da biologia, medicina veterinária e zootecnia.

A primeira palestra, na quinta-feira (08), foi ministrada pelo biólogo e professor doutor Rodrigo Salles de Carvalho com o tema “Pesquisa científica e conservação de primatas”, discorrendo sobre seu caminho profissional, as experiências do doutorado e ações conservacionistas que demandam tempo e, no entanto, são muito necessárias e enriquecedoras.  “Hoje eu trabalho com duas coisas relativamente distintas, mas que se complementam: a pesquisa científica propriamente dita e todo um universo de conservação paralelo a ela. Muitas vezes o aluno tem um amor ao mundo da biologia que é vinculado a hipóteses científicas e em outras também a questões mais filosóficas, mais amplas”, afirmou.

Ainda de acordo com o especialista, as mais de 300 espécies de primatas existentes no mundo têm sofrido grande pressão de caça, a exemplo de Madagascar onde quase todas as espécies são consideradas ameaçadas de extinção. No Brasil, onde há cerca de 110 espécies, ainda é possível preservar boa parte da fauna e da flora graças a extensão do seu território, porém, nos biomas Mata Atlântica e Caatinga concentra-se o maior número de primatas ameaçados. Um dos principais problemas é a destruição do habitat desses animais devido ao desmatamento, à urbanização.

A segunda palestra, na sexta-feira (09), teve como tema “Assinaturas genéticas e fenotípicas de hibridização natural em saguis (Callithrix spp)” ministrada pela bióloga e professora doutora Joanna Malukiewicz. “Nessa palestra eu apresentei o que acontece geneticamente e morfometricamente com essas espécies de saguis fazendo um comparativo entre hibridização natural e hibridização antropogênica. Aqui na região esse fenômeno não prejudica o meio ambiente, até porque estudos mostram que hibridização faz parte de evolução das espécies”, disse.  

Para a estudante do Curso de Ciências Biológicas, Mariana Macário, as palestras foram objetivas e estimulantes. “Além de uma apresentação fantástica, contribuíram imensamente para despertar ideias acerca da vida profissional. Foi uma grande oportunidade de adquirir conhecimento”, concluiu.  

Fonte: Jaquelyne Costa/Ascom Cemafauna
Versão para impressão Diminuir tamanho das letras Voltar Página inicial Aumentar tamanho das letras
1 2

Conheça nossos resultados!

São 10 anos de monitoramento. O monitoramento de fauna de longa duração consecutivo realizado na Caatinga Sensu Stricto.

Já conhece a nossa loja?

Conheça nossos produtos e obtenha maiores informações, acessando a nossa loja virtual!

Serviços

mais serviços

CEMAFAUNA CAATINGA

Campus Ciências Agrárias, BR 407, Km 12, lote 543, Projeto de Irrigação Nilo Coelho - S/N C1 CEP. 56.300-000, Petrolina - Pernambuco - Brasil - www.cemafauna.univasf.edu.br

cemafauna@univasf.edu.br

 

UNIVASF

Fundação Universidade Federal do Vale do São Franscisco