Cemafauna promoverá palestras na área da Primatologia

Nos dias 08 e 09 de dezembro desse ano, o Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga (Cemafauna Caatinga) e o programa de Pós-graduação Ciências da Saúde e Biológicas da Universidade Federal do Vale do São Francisco promoverão palestras na área da Primatologia com vagas limitadas.  A programação acontecerá no auditório do Museu de Fauna da Caatinga, no Cemafauna, que fica no Campus de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), zona rural de Petrolina-PE.

No dia 08 às 14h acontecerá a palestra com tema "Pesquisa científica e conservação de primatas” com o biólogo Rodrigo Salles de Carvalho. Já no dia 09, às 14h, a bióloga Joanna Malukiewicz ministrará o tema “Assinaturas genéticas e fenotípicas de hibridização natural em saguis (Callithix spp)” também no auditório do Museu do Cemafauna.

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas pelo telefone 87 2101-4818 até as 11h do dia 08. A coordenação do Cemafauna informa que disponibilizará transporte para deslocamento até o local das palestras. O ônibus sairá da Univasf Campus Petrolina às 13h30. Os interessados em pegar o transporte devem entrar em contato com Karelly Menezes na secretaria do Necmol (pelo telefone informado acima) e informar seu interesse. O motorista do ônibus terá a lista com o nome dos inscritos. Haverá entrega de certificados aos participantes.

Sobre os ministrantes

Rodrigo Salles de Carvalho

Doutorado em ecologia pelo Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Evolução da UERJ. Mestrado em Ecologia Aplicada pelo PGECOL da Universidade Federal de Juiz de Fora - MG (2010). Pós-graduação lato sensu em Filosofia Moderna e Contemporânea. Licenciado e Bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2007). Tem experiência na área de Genética, Bioética e Ecologia de primatas neotropicais. Atua como membro da ONG - PREA (Projetos de Educação Ambiental) em Juiz de Fora.

Joanna Malukiewicz

Possui graduação em Biologia e Antropologia Evolutiva - Rutgers University (2001), mestrado em Antropologia Biológica - Kent State University (2006), e doutorado em Biologia - Arizona State University (2013). Atualmente é bolsista do programa Jovens Talentos (CNPq/Capes) na Universidade Federal de Viçosa e professora adjunta na Arizona State University. Tem experiência na área de Genética/Genômica de Populações e Filogênia, com ênfase na história evolutiva de primatas neotropicais, atuando principalmente nos seguintes temas: biodiversidade, callitriquídeos, hibridização, e especiação.

Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga

Fonte: Jaquelyne Costa/Ascom Cemafauna