2016

Bióloga do Cemafauna tem trabalho premiado com Menção Honrosa na Scientex 2016 da UNIVASF

A bióloga Jéssica Viviane Amorim, analista ambiental do Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga (Cemafauna Caatinga), orientada pela professora do Colegiado de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) e coordenadora do Centro, Patricia Nicola, recebeu na quinta-feira, 10, comunicado de premiação por trabalho apresentado durante a IX Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão - Scientex 2016.

A Scientex 2016 dividiu-se em outros conferências, palestras, mesas-redondas, minicursos e oficinas, além das seguintes atividades:  XI Jornada de Iniciação Científica da Univasf (JIC), V Jornada de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (JOINT) e V Mostra de Pós-Graduação da Univasf. A Semana foi organizada pela Universidade Federal do Vale do São Francisco, por meio das Pró-Reitorias de Ensino (PROEN) e Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PRPPGI), e apoio da Pró-Reitoria de Extensão (PROEX) entre os dias 20 e 22 de outubro desse ano.

Com o tema “Modelagem computacional como ferramenta para o estudo da distribuição geográfica de Leopardus tigrinus (Schreber, 1775)”, Jéssica Viviane o trabalho é parte do projeto de dissertação de Mestrado em Ciências da Saúde e Biológicas. O trabalho tem como objetivo utilizar a modelagem computacional como ferramenta no estudo da distribuição de mamíferos na Caatinga. Os mapas de distribuição desses mamíferos serão disponibilizados em um site que está em processo de construção pela discente do mesmo programa de Pós-Graduação, Dayana Evelin.

“Com esse estudo podemos observar que a modelagem é uma importante ferramenta para o estudo da distribuição dessa espécie, podendo ser utilizada para o planejamento de estratégias de conservação da espécie e também destaca-se como uma ferramenta a ser utilizada para o estudo da distribuição de outras espécies da Caatinga”, afirmou Jéssica.

Segundo a Diretoria de Pesquisa da Univasf, após análise dos resumos e apresentações na XI Jornada de Iniciação Científica da UNIVASF (JIC), V Jornada de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (JOINT) e V Mostra de Pós-Graduação da UNIVASF a Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação os trabalhos foram escolhidos segundo critérios da chamada para inscrição de trabalhos e as notas de apresentação atribuídas pela comissão avaliadora. Ainda de acordo com a Diretoria de Pesquisa, em breve, a comunidade acadêmica será convidada para a entrega dos certificados de menção honrosa.

Foto: Arquivo pessoal/ Jéssica Viviane Amorim

Fonte: Jaquelyne Costa/Ascom Cemafauna