2016

Cemafauna participa do II COBEAI e tem sua atuação elogiada pelo professor doutor Pedro Jacobi

Entre os dias 09 e 11 desse mês, o Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga (Cemafauna Caatinga) participou com estande no II Congresso Brasileiro de Educação Ambiental Interdisciplinar (COBEAI) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). O evento, que é realizado por meio do Projeto Escola Verde (PEV), teve como tema central “Meio Ambiente: Nosso Desafio Comum” no Complexo Multieventos, Campus Juazeiro-BA.

O estande recebeu diversas visitas de estudantes, professores e profissionais das mais diversas áreas, principalmente biólogos. Uma dessas visitas foi a do Professor Doutor Pedro Jacobi, chefe da Divisão Científica de Gestão, Ciência e Tecnologia Ambiental da Universidade de São Paulo (USP). Jacobi destacou a importância do trabalho desenvolvido pelo Cemafauna ao longo desses oito anos de atuação no semiárido nordestino. “Todo trabalho de educação ambiental é sempre fundamental, assim como o trabalho do Cemafauna, que deve cada vez mais ter visibilidade pela importância de se lidar com o tema do Rio São Francisco e todas as questões que emergem das transformações que estão acontecendo em torno dele. A atuação do Cemafauna é super importante e quanto mais publicações puderem ser divulgadas, melhor.”, ressaltou. Jacobi ainda recebeu exemplares de todas as publicações do Centro que serão doados à biblioteca da USP.

O Cemafauna ainda recebeu durante toda a manhã da sexta-feira, uma comitiva de participantes do Congresso que foi acompanhada pelo coordenador do Centro, professor Luiz Cezar Pereira. O intuito foi mostrar as atividades desenvolvidas pelo Cemafauna, além da infraestrutura do Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS) e todos os procedimentos realizados apara que os animais sejam reintroduzidos à vida livre.

Segundo o coordenador do Congresso e professor do Colegiado de Ciências Sociais da Univasf, Paulo Ramos, a segunda edição do COBEAI teve como objetivo divulgar as ações de pesquisas relacionadas aos problemas socioambientais, além de proporcionar troca de experiências e possíveis parcerias para o enfrentamento desses problemas.

Fonte: Texto e fotos: Jaquelyne Costa/Ascom Cemafauna