Ornitólogos do Cemafauna participam da expedição “Em Busca da Ararinha-Azul”

Entre os dias 29 de junho e nove de julho aconteceu, na região de Curaçá (BA), a expedição “Em busca da Ararinha-azul” liderada pela SAVE Brasil e Instituto Chico Mendes para a Conservação da Biodiversidade (ICMBio), com o objetivo de reencontrar o indivíduo de ararinha-azul (Cyanopsitta spixii) que teve sua ocorrência documentada por vídeos de autoria de Lourdes Oliveira e de sua filha Damilys Oliveira. A expedição contou com a participação dos ornitólogos do Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga (Cemafauna Caatinga), Paulo de Tarso Sambugaro Santos e de Karlla Rios.

A equipe de campo contou ainda com a presença de diversos pesquisadores brasileiros, estrangeiros e moradores locais. “Durante dez dias, percorremos mais de mil quilômetros em diversos locais dos municípios baianos de Curaçá e Juazeiro em busca da ararinha-azul. Mesmo com a presença de renomados pesquisadores, incluindo o presidente da Parrots International, Mark L. Stafford, não conseguimos localizar o espécime”, afirmou o ornitólogo Paulo de Tarso.

O maior esforço foi empregado ao longo dos riachos Barra Grande e Melancia e também nas proximidades do local em que os vídeos foram gravados. Ainda não se sabe a origem deste indivíduo, mas acredita-se que ele ainda continua nessa localidade. “As buscas foram reduzidas, mas Sueli Damasceno, voluntária do Projeto Ararinha na Natureza, continuará com os esforços junto aos moradores locais na tentativa de localizar a ave e obter o maior número de informações possíveis”, disse a ornitóloga Karlla Rios.

Ararinha-azul de volta à natureza em 2019

De acordo com a IUCN Red List, a ararinha-azul é considerada extinta na natureza desde o ano de 2000, devido, principalmente, à captura para o comércio ilegal e perda de hábitat. Atualmente, existem cerca de 120 indivíduos da espécie em cativeiro, em projetos de reprodução no Catar, na Alemanha, na Suíça e no Brasil. Os pesquisadores estão otimistas e preveem as primeiras solturas de alguns indivíduos da espécie no ano de 2019.

Na última terça-feira (12) o ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho, assinou em Brasília-DF uma parceria com instituições nacionais e internacionais visando o fortalecimento de ações do projeto de reintrodução da ararinha-azul ao seu habitat, no sertão baiano. Segundo informações do ICMBio, tal parceria viabilizará cerca de R$ 5 milhões para a construção do Centro de Reintrodução e Reprodução da Ararinha-Azul, em seu habitat primordial, ou seja, em Curaçá, na Bahia e será instalado na Fazenda Concórdia, com 2.380 hectares de área cercada, pertencente a uma das instituições parceiras, Lubara Breending Cener – Al Wabra (AWWP), do Catar.

Fonte: Texto: Jaquelyne Costa/Ascom Cemafauna Fotos: Arquivo pessoal/Karlla Rios e Paulo de Tarso