2016

Pesquisadora-colaboradora do Cemafauna tem artigo publicado em revista internacional

Com o tema ‘Reproductive concessions between related and unrelated members promote eusociality in bees’ (Concessão reprodutiva entre indivíduos aparentados e não aparentados promovem a socialidade em abelhas) a ecóloga Aline Andrade, pesquisadora-colaboradora do Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga (Cemafauna Caatinga) teve seu artigo publicado por renomada revista internacional, a Nature.com.

O trabalho foi feito com Euglossa melanotricha, uma espécie de abelha do gênero Euglossa, tribo Euglossini. Até meados de 2012, os registros dessa espécie estavam restritos à Mata Atlântica e áreas de Cerrado. A ocorrência dos indivíduos de Euglossa melanotricha é então relativamente recente para o Domínio Morfoclimático de Caatinga, onde atuam como polinizadores efetivos do Jacaranda rugosa, uma espécie de arbusto endêmico do Parque do Catimbau. As pesquisas realizadas pela ecóloga confirmam os estudos do professor associado da Universidade Federal de Minas Gerais, Clemens Schlindwein, e mostram que esses insetos são importantes polinizadores de plantas em áreas de caatinga, daí o ineditismo desse material. São conhecidas pelo comportamento generalista na coleta de pólen com rotas específicas para coleta de recurso, onde visitam as mesmas plantas continuamente.

“Esse artigo publicado na Nature configura a compilação de dados do meu trabalho de doutoramento realizado entre os anos de 2011 e 2015, pela Universidade de São Paulo em Ribeirão Preto com ênfase na Entomologia, que mostra, pela primeira vez, dados detalhados da biologia, relações comportamentais envolvendo a sinalização química e o parentesco genético entre as fêmeas reprodutivas que compartilham o mesmo ninho”, afirmou Andrade.

O artigo está disponível no link: http://www.nature.com/articles/srep26635

Sobre a pesquisadora

Aline Andrade possui graduação em Ecologia, especialização em Educação e em Biossegurança, Mestrado em Ecologia e Conservação de Caatinga, Doutorado em Entomologia e Pós doutorado em Andamento em Genética e Evolução pela Universidade Federal de São Carlos. Atua como pesquisadora nas áreas de Ecologia comportamental, química e genética de abelhas Euglossini. Pesquisadora/colaboradora no Centro de Conservação de Fauna de Caatinga e no laboratório de Comportamento e Ecologia de Insetos Sociais pela Universidade de São Paulo. Coordenadora do projeto “Euglossa melanotricha, uma espécie polinizadora de plantas da Caatinga”, em áreas das regiões norte da Chapada Diamantina na Bahia e nos eixos Norte e Leste do Projeto de Integração do Rio São Francisco com as Bacias Hidrográficas do Nordeste Setentrional (PISF) nos estados de Pernambuco e Ceará.

Fonte: Texto: Jaquelyne Costa/Ascom Cemafauna Fotos: Arquivo pessoal Aline Andrade
1 2

Conheça nossos resultados!

São 10 anos de monitoramento. O monitoramento de fauna de longa duração consecutivo realizado na Caatinga Sensu Stricto.

Já conhece a nossa loja?

Conheça nossos produtos e obtenha maiores informações, acessando a nossa loja virtual!

mais serviços