Cemafauna celebra Dia Nacional da Caatinga realizando educação ambiental

Uma manhã repleta de conscientização e descobertas nesta quinta-feira, 28. Uma equipe do Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga (Cemafauna Caatinga) esteve presente no evento “Dia Nacional da Caatinga” promovido pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) em Petrolina-PE. As atividades fazem parte do Programa Embrapa & Escola em comemoração ao Dia Nacional da Caatinga.

Com um stand na Trilha Ecológica da Caatinga, a equipe do Centro expôs parte do acervo do Museu de Fauna da Caatinga, além de produtos da loja como camisas, bonés, postais, copos e publicações próprias. O que mais chamou atenção das turmas das escolas da rede estadual que participaram foram os animais taxidermizados e uma cobra viva da espécie salamanta.

Para o estudante Carlos Eduardo do sétimo ano da Escola Estadual Monteiro Lobato de Petrolina o dia foi de novidades: ele conheceu pela primeira vez alguns dos animais da caatinga em visita ao stand. “Foi a primeira vez que eu segurei uma cobra, perdi o medo e gostei muito de conhecer esses animais. Nunca tinha visto o tamanduá e nem o veado-catingueiro. Agora eu quero visitar o Cemfauna”, afirmou Eduardo.

O professor do IF Sertão, campus de Santa Maria da Boa Vista-PE, Luiz Carlos Pita levou uma turma do curso técnico em Agropecuária. “Já conheço o trabalho do Cemafauna desde o seu início e venho acompanhando esse belíssimo trabalho nas várias exposições na região”, disse Pita. O professor ainda comentou sobre o interesse em realizar periodicamente visitas com os estudantes do IF ao Cemafauna. “Com certeza é uma oportunidade para enriquecer o conhecimento dos alunos, mostrar para eles o rico acervo que dispomos no Centro”, concluiu.

O Cemafauna ainda realizou a entrega de kits de educação ambiental com guias de aves e répteis da Caatinga para os representantes de cada escola presente na solenidade de abertura do evento.

Sobre o bioma e a data comemorativa

A caatinga ocupa 844.453 Km² do território brasileiro abrangendo os estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Piauí, Sergipe e o norte de Minas Gerais. É um bioma exclusivamente do Brasil, além de ser muito rica em biodiversidade contando 178 espécies de mamíferos, 591 de aves, 177 de répteis, 79 espécies de anfíbios, 241 de peixes e 221 abelhas, alguns já em risco de extinção. Com uma população de 20 milhões de habitantes, é considerada a mais densamente povoada entre as regiões semiáridas do país.

O Decreto Federal de 20 de agosto de 2003, publicado no Diário Oficial da União, de 21 de agosto de 2003 institui o Dia Nacional da Caatinga, a ser comemorado no dia 28 de abril de cada ano. A data homenageia o professor João Vasconcelos Sobrinho (1908-1989), pioneiro na área de estudos ambientais no Brasil.

Nossa atuação

O Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga tem sua sede em Petrolina-PE, mas sua área de atuação estende-se por todo o semiárido nordestino do Brasil, que compreende uma extensão de 982.563,3 km². Além dos diversos municípios que abrigam a obra do Projeto de Integração do São Francisco nos estados de Pernambuco, Paraíba e Ceará, o Centro também realiza ações no estado da Bahia participando de operações de fiscalização ambiental a exemplo da Fiscalização Preventiva Integrada (FPI) realizada pelo Ministério Público da Bahia em parceria com diversos órgãos ambientais.

Fonte: Texto e fotos: Jaquelyne Costa/Ascom Cemafauna