Bióloga do Cemafauna conscientiza população sobre presença de jacarés em ilhas da região

Recentemente nos meios de comunicação das cidades de Petrolina-PE e Juazeiro-BA uma notícia sobre a presença de jacarés nas Ilhas do Rodeadouro e do Fogo tem causado a preocupação de muitos sobre o assunto. Na verdade, os jacarés estão em seu habitat natural e não representam risco a não ser que se sintam ameaçados como toda e qualquer espécie de ser vivo.

O Caiman latirostris é uma espécie de jacaré conhecida popularmente como jacaré-do-papo-amarelo. “O réptil é encontrado em toda Bacia do Rio São Francisco e se alimenta principalmente do que o rio oferece, como por exemplo, peixes e caramujos. Além de alimento, é neste local que ele encontra refúgio e proteção, principalmente de caçadores que têm interesse na carne e no couro”, afirma a bióloga Marlla Matos.

Infelizmente a caça é considerada uma das principais ameaças ao animal e é crime ambiental de acordo com a Lei nº 9.605/98 que proíbe matar, perseguir, caçar, apanhar e utilizar espécimes da fauna silvestre sem autorização ou licença. O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) é o órgão responsável pelas permissões. Apesar da intensa pressão de caça o animal está fora da Lista Oficial de Espécies Brasileiras Ameaçadas de Extinção do Ministério do Meio Ambiente desde 2003.

Há também a preocupação de que possam se alimentar das capivaras que se encontram às margens do rio, próximo a orla de Petrolina. Vale ressaltar, que por ser um animal de topo de cadeia, o jacaré tem importância ecológica na manutenção do equilíbrio ambiental, controlando as espécies que estão na sua dieta, como por exemplo a população de piranhas e outros peixes do São Francisco. “Se alimentam ainda de mamíferos de pequeno e médio porte, até mesmo a capivara. O que pode acontecer é de um jacaré adulto alimentar-se de um filhote de capivara ou mesmo indivíduos adultos de capivara, o que também é considerado natural, ajudando a manter o equilíbrio populacional da espécie nos diferentes cursos do Rio São Francisco”, conclui Marlla.

Foto: Renato Brandão para Gazzeta do São Francisco

Fonte: Jaquelyne Costa/Ascom Cemafauna