Cemafauna celebra Dia Nacional da Caatinga com abertura de exposição fotográfica

Em ritmo do tradicional forró do sertão nordestino, a exposição fotográfica 'Caatinga Viva' em comemoração ao Dia Nacional da Caatinga teve sua abertura na tarde de ontem, no hall do Museu de Fauna da Caatinga do Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga (Cemafauna Caatinga), com um coquetel de lançamento contando com a presença de analistas ambientais e auxiliares de campo, além de autoridades locais como o Vice-reitor da Universidade Federal do Vale do São Francisco, professor Telio Nobre Leite.

Durante a ocasião, era visível o sentimento de admiração dos que compareceram para ver as 40 imagens, que fazem um belo registro da riqueza da mata branca brasileira, a caatinga, bioma que está presente em 10 estados do país, tiradas por analistas ambientais e mateiros durante trabalhos suas atividades em campo em cidades com áreas sob influência do Projeto de Integração do Rio São Francisco (PISF) . Para o mateiro Everaldo Carvalho, que teve sua fotografia 'Esquadrão do mel' fazendo parte da mostra, a sensação é maravilhosa. "É a primeira vez que tenho uma foto minha publicada numa exposição e pra mim é sensacional porque não imaginei que minha foto seria exposta. É um grande prazer fazer parte do Cemafauna!", disse.

"É com imenso prazer que recebemos todos aqui para prestigiar esse momento em que celebramos o Dia Nacional da Caatinga e todo o trabalho desenvolvido ao longo desses seis anos de atuação do Cemafauna. O sentimento que nutrimos por esse bioma é especial e por isso lutamos por sua preservação, cada dia mais atentos no cuidado com sua rica fauna", celebra a coordenadora do Cemafauna e também curadora da exposição, professora Patricia Nicola.

Além de poder conferir a mostra quem vier visitar o Museu de Fauna também vai conhecer um pouco mais sobre os animais que habitam a caatinga e se surpreenderá com a riqueza que se mostra com animais como saruês, tamanduás-mirins, carcará, guaxinins, corujas-de-igreja, capivaras, diversas espécies de insetos, aves e outros mamíferos, alguns endêmicos da fauna do bioma. "Como sempre as ações do Cemafauna são muito caprichosas e me impressionam. Hoje eu trouxe meus filhos para conhecerem não somente o espaço, mas sim o que faz caatinga já que estamos comemorando o seu dia. Saio daqui muito entusiasmado em viver, morar e trabalhar junto a esse bioma", afirma o vice-reitor da Univasf, professor Telio Nobre Leite.

A mostra segue até dia 15 de maio e a entrada é gratuita. O horário de visitação é de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h; sábado das 8h às 12h. Outras informações pelo site www.cemafauna.univasf.edu.br, pelo e-mail cemafauna@univasf.edu.br ou ainda pelo telefone (87) 2101-4818.

Fonte: Jaquelyne Costa ASCOM/CEMAFAUNA