Veterinária do Cemafauna explica importância do CETAS na região

"O CETAS do Cemafauna Caatinga é o único localizado num raio de 500 km, o mais próximo está em Salvador/BA na sede do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), e além de necessário para receber animais que vêm do resgate, é bastante estratégico já que Petrolina é uma cidade que está inserida nas rotas de tráfico de animais silvestres", explica a médica veterinária do Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga, Gabriela Felix, sobre a importância do Centro de Triagem de Animais Silvestres na instituição.

O Centro de Triagem do Cemafauna foi construído com verba do Ministério da Integração Nacional e começou a funcionar ainda em 2008 como requisito das demandas do Programa Básico Ambiental 23 (Programa de Conservação de Fauna e Flora) do Projeto de Integração do São Francisco (PISF) com as Bacias Hidrográficas do Nordeste Setentrional. Isso quer dizer que visa atender, primeiramente, aos animais que são resgatados ao longo dos trechos da grande obra de infraestrutura hídrica do país.

A Instrução Normativa 169 de 20 de fevereiro de 2008 do IBAMA institui e normatiza categorias de uso e manejo da fauna silvestre em cativeiro no Brasil, descrevendo as atividades que competem a um centro de triagem autorizado pelo Instituto. "O CETAS foi criado para atender a obra. Nós realizamos o apoio aos órgãos de fiscalização recebendo animais de apreensões ou de entrega voluntária. É importante conscientizar a população de que não podemos receber de particulares", ressalta.

A veterinária ainda orienta que se uma pessoa encontra um animal adulto ou filhote ferido, com algum problema,  ou ainda se há um animal em sua residência de forma ilegal e quer entregá-lo de forma voluntária, o procedimento adequado é procurar um órgão fiscalizador como o IBAMA, para que seja emitido um documento endereçado ao CETAS do Cemafauna e assim, finalmente, o  animal possa ser entregue aos cuidados necessários.

Somente no mês de março deste ano o Cemafauna recebeu 51 animais advindos de resgates e apreensões de órgãos fiscalizadores. Cerca de 80% dos apreendidos são aves de espécies mais visadas por causa do canto e das suas cores, a exemplo dos papagaios da caatinga, jandaias, cacatuas e periquitos. Atualmente, o Centro está com mil bichos alocados na clínica médica, maternidade e recintos de mamíferos, répteis e aves.

Fonte: Jaquelyne Costa ASCOM/CEMAFAUNA