Mais de 80 mil animais foram resgatados pelo Cemafauna

Em seis anos de atuação o Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga (Cemafauna Caatinga) já realizou resgate de mais de 80 mil animais ao longo dos trechos da maior obra de infraestrutura hídrica do Brasil, o Projeto de Integração do São Francisco (PISF) com as Bacias Hidrográficas do Nordeste Setentrional.

Sendo o 23º dos 38 Programas Básicos Ambientais (PBA), Programa de Conservação de Fauna e Flora,  o Cemafauna, criado em 2008 por um grupo de professores da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), foi construído e é mantido com recursos do PISF executado pelo Ministério da Integração Nacional (MI). O Programa assegura diretrizes para a conservação da fauna e flora locais, tudo em prol de uma gestão biologicamente sustentável, visando o menor impacto possível à natureza.

Professores da universidade, médicos veterinários, biólogos, zootecnistas e uma equipe administrativa, além de motoristas, auxiliares de campo, e ainda estudantes que somam mais de 200 pessoas numa intensa rotina de trabalho para que o projeto seja cumprido conforme estabelecido no PBA 23. Já na estrutura física a instituição possui o Museu de Fauna da Caatinga, Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), laboratórios de ecologia molecular, clínica veterinária, corredor de voo para reabilitação de aves, além de recintos de recuperação de diversos animais. Ações de educação ambiental também são realizadas nas escolas municipais e estaduais no intuito de conscientizar a população mais jovem sobre a necessidade de manter os animais silvestres na natureza.

Em parceria com os funcionários da obra da Integração do São Francisco, os analistas ambientais realizam suas atividades, já que os 25 pontos de monitoramento estão distribuídos ao longo as áreas de influência dos Eixos Norte e Leste. De 2008 até dezembro de 2014, cerca de 86 mil animais foram resgatados, desse total, 85% deles foram reintroduzidos na natureza depois de passarem por todo o processo de triagem, cuidados médicos, alimentação e  reabilitados para a vida selvagem. Cerca de 5% são de espécies raras que permanecem no Centro, em coleções científicas de cada um dos cinco grupos de fauna: mamíferos, peixes, répteis, aves e insetos.

Além da atuação nos trechos do Projeto de Integração, o Cemafauna também recebe animais advindos de apreensões realizadas por órgãos fiscalizadores como o IBAMA, Inema e Ministério Público. "Nós recomendamos à população que ao encontrarem animais silvestres em suas residências primeiro entrem em contato com os órgãos fiscalizadores para que então sejam tomadas as medidas necessárias para a recuperação desses animais.", afirma a coordenadora administrativa do Centro, professora Patricia Nicola.

Fotos: Wesley Lopes

Fonte: Jaquelyne Costa ASCOM/CEMAFAUNA