CEMAFAUNA recebe estudantes do campus da UNEB de Paulo Afonso-BA

Na manhã desta segunda, 19, o Centro de Manejo e Conservação de Fauna da Caatinga (CEMAFAUNA CAATINGA) recebeu 16 estudantes de diversos períodos do curso de Ciências Biológicas da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), campus VIII em Paulo Afonso/BA, que conheceram toda a estrutura e atividades desenvolvidas. A iniciativa faz parte da disciplina "Animais peçonhentos" ministrada, pela primeira vez na universidade, pela professora Kilma Manso.

Os estudantes cursam entre o 4º e 8º período do curso de Ciências Biológicas da UNEB e a aula prática sobre animais peçonhentos foi solicitada pela professora Kilma, que já conhecia como referência o trabalho desenvolvido pelo Centro. A visita foi acompanhada pela médica veterinária Gabriela Félix e a estagiária Kaline Batista que mostraram cada uma das estruturas de laboratórios em suas diversas especialidades, o Museu de Fauna e também as serpentes peçonhentas e não peçonhentas que constam no serpentário como as salamantas, cascavéis e jibóias.

"Somos já parceiros em alguns projetos, e pela primeira vez estou trazendo os alunos para proporcionar uma abertura de horizontes, para essa vivência prática dos profissionais que trabalham com conservação de fauna", afirmou a professora Kilma. A docente ainda destacou a importância do Centro para a fauna da caatinga. "Parabenizo o trabalho desenvolvido pelo CEMAFAUNA, mais uma vez percebemos todo o esforço dos profissionais em proporcionar o bem-estar e recuperação dos animais para soltura. Isso tudo é muito válido!", disse.

Para a estudante do 7º período, Suéli Gama, a oportunidade de ter essa aula prática além dos muros da universidade é bastante enriquecedora. "É  sempre válido visitarmos lugares como o CEMAFAUNA até porque nós estamos nos familiarizando com esse ambiente na universidade. Futuramente eu quero trabalhar com serpentes, na área de herpetologia e hoje, com certeza, foi enriquecedor não somente para mim, mas para todos nós!", celebra.

A médica veterinária Gabriela Félix ressaltou o quão fundamental é para o CEMAFAUNA que cada vez mais seja divulgada a sua missão, para assim haver mais consciência sobre a importância da conservação do meio ambiente.

Fonte: Jaquelyne Costa ASCOM/CEMAFAUNA