Notícias


Versão para impressão Diminuir tamanho das letras Voltar Página inicial Aumentar tamanho das letras

09/12
2014

Livro 'Caatinga Selvagem' será lançado no CEMAFAUNA CAATINGA nesta quinta-feira

Na próxima quinta-feira, 11, a partir das 19h30, o auditório do Museu da Fauna no Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga (CEMAFAUNA-CAATINGA), no campus de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Vale do São Francisco em Petrolina, sertão pernambucano, receberá o lançamento do livro "Caatinga Selvagem - O Legado de um Projeto de Desenvolvimento para a Conservação da Fauna". O evento contará com a presença do atual Ministro da Integração Nacional, Francisco José Coelho Teixeira.

            A ideia, concepção e projeto do livro é do fotojornalista recifense, André Pessoa, e textos do jornalista especializado em meio ambiente e sustentabilidade, Sérgio Adeodato. 'Caatinga Selvagem' retrata com belíssimas imagens a rica biodiversidade existente na extensão da maior obra hídrica em execução no Brasil (integração do Rio São Francisco) mais precisamente no sertão do semiárido nordestino. Animais típicos da região como sofreu, beija-flores, gatos-do-mato, tamanduás, morcegos e tantos outros espécimes da fauna do bioma.

            Além disso, faz registro de ações que compreendem o trabalho de resgate, cuidados e monitoramento da fauna, realizadas pelos analistas ambientais e auxiliares de campo do CEMAFAUNA, que seguem determinações do licenciamento ambiental para reduzir impactos à biodiversidade local com a obra da feitura dos canais da transposição. Para tanto, todos esses profissionais contam com uma arrojada estrutura acadêmica composta por laboratórios, clínica veterinária, instalações para acolhimento e tratamento dos animais, tudo isso subsidiado por recursos do Ministério da Integração Nacional.

           

Quem são os autores?

O fotojornalista André Pessoa nasceu em Recife-PE e deu início à carreira profissional no Piauí, em 1994. Atualmente, dedica seu tempo entre São Raimundo Nonato, no Piauí, e São Paulo, onde se consagrou como um dos mais renomados fotógrafos de natureza. Sua obra consta em diversas publicações de renome nacional e internacional tais como National Geographic, Discovery, Superinteressante, Terra, História Viva, dentre outras.

Sérgio Adeodato é especializado em meio ambiente e sustentabilidade, escreve para o Valor Econômico, revistas Época, Host & Travel, Horizonte Geográfico e blog Imaflora. É autor de três livros sobre negócios sustentáveis, e, entre outras premiações, foi finalista do Prêmio Jornalistas&Cia/HSBC de Imprensa.

 

 

Fonte: Jaquelyne Costa ASCOM/CEMAFAUNA
Versão para impressão Diminuir tamanho das letras Voltar Página inicial Aumentar tamanho das letras
1 2

Conheça nossos resultados!

São 10 anos de monitoramento. O monitoramento de fauna de longa duração consecutivo realizado na Caatinga Sensu Stricto.

Já conhece a nossa loja?

Conheça nossos produtos e obtenha maiores informações, acessando a nossa loja virtual!

Serviços

mais serviços

CEMAFAUNA CAATINGA

Campus Ciências Agrárias, BR 407, Km 12, lote 543, Projeto de Irrigação Nilo Coelho - S/N C1 CEP. 56.300-000, Petrolina - Pernambuco - Brasil - www.cemafauna.univasf.edu.br

cemafauna@univasf.edu.br

 

UNIVASF

Fundação Universidade Federal do Vale do São Franscisco