Notícias


Versão para impressão Diminuir tamanho das letras Voltar Página inicial Aumentar tamanho das letras

12/05
2014

Pesquisadores do CEMAFAUNA publicam novo artigo

Já está disponível no site do períodico Biotemas os artigos do volume 27, n. 2 de 2014. Dentre os artigos publicados nesse periódico, encontra-se uma comunicação breve sobre a Distribuição geográfica de Psychosaura agmosticha (Rodrigues, 2000) (Squamata, Mabuyidae). Esse trabalho é de autoria de professores da Univasf e da UFRPE. Assim como outros artigos redigidos pelo grupo, este é mais um resultado efetivo dos trabalhos que vem sendo desenvolvidos nas áreas de influência do Projeto de Integração do São Francisco e reforçam a importancia das ações de resgate e monitoramento da fauna nas áreas de empreendimentos civis.

Durante as atividades de resgate de fauna do Projeto de Integração do Rio São Francisco com as bacias do nordeste setentrional foram capturados 39 exemplares de Psychosaura agmosticha (Rodrigues, 2000) em localidades nos estados do Ceará, Paraíba e Pernambuco, região Nordeste do Brasil. Relacionamos estes registros aos encontrados na literatura e constatamos a espécie em quatro formações fitofisionômicas distintas: Dunas arenosas do rio São Francisco, caatinga arbustiva, caatinga arbórea e formações de florestas residuais e ecotonais. A ampliação da distribuição geográfica e os novos registros de ocorrência de P. agmosticha, bem como sua ocorrência em diferentes formações fitofisionômicas da Caatinga e em áreas de florestas residuais e ecótonos, demonstram que, apesar de sua distribuição geográfica ser mais ampla do que se conhecia, seu padrão de distribuição relictual ainda se mantém, em virtude da ocorrência de P. agmosticha estar relacionada à ocorrência de bromélias. Contudo, o endemismo da espécie para o bioma Caatinga parece não ser absoluto. 

O grupo agradece a participação de todos os envolvidos em especial ao MInistério da Integração Nacional pela confiança em nosso trabalho.

Versão para impressão Diminuir tamanho das letras Voltar Página inicial Aumentar tamanho das letras
1 2

Conheça nossos resultados!

São 10 anos de monitoramento. O monitoramento de fauna de longa duração consecutivo realizado na Caatinga Sensu Stricto.

Já conhece a nossa loja?

Conheça nossos produtos e obtenha maiores informações, acessando a nossa loja virtual!

Serviços

mais serviços

CEMAFAUNA CAATINGA

Campus Ciências Agrárias, BR 407, Km 12, lote 543, Projeto de Irrigação Nilo Coelho - S/N C1 CEP. 56.300-000, Petrolina - Pernambuco - Brasil - www.cemafauna.univasf.edu.br

cemafauna@univasf.edu.br

 

UNIVASF

Fundação Universidade Federal do Vale do São Franscisco